Coluna Speedway: Até os turcos querem a F1

Por Fernando Santilli

Com certeza, os tempos estão mudando, no Brasil e mundo afora. Novos conceitos e estilo de vida, costumes e hábitos das pessoas estão mudando a cada ano.

Grande parte desta mudança se deve ao avanço da tecnologia que temos atualmente, e que a cada ano não pára de inovar e criar novidades ao mercado internacional.

Na Fórmula 1, esse mundo de inovações não é diferente. Um esporte pelo qual é movido pelo avanço tecnológico vem atingindo públicos e etnias das mais diversas a cada ano. Os países mais recentes a receber o esporte foram a Malásia e a China. Quando pensávamos que a F1 já teria atingido todo mundo de uma forma globalizada, acabamos sendo enganados pela competência de Bernie Ecclestone.

Eis que este ano a Fórmula 1 também chegará na Turquia. Conhecidos no Brasil como um público ‘mão de vaca’, os turcos resolvem tirar alguns milhões de seus bolsos recheados de dinheiro para construírem um autódromo novo, moderno e bonito.

Engano nosso pensar que Bernie e seus comandados não levariam a F1 para lugares dos mais inesperados, assim, como a Turquia. E se nós pensamos que eles (os turcos) são os ‘mãos de vaca’, se enganamos. A ‘estréia’ da F1 naquele país vem agitando os bastidores, tanto que ingressos já foram todos vendidos para o Grande Prêmio e muitos dizem que nos próximos anos teremos uma equipe turca na Fórmula 1. Alguém dúvida do poderio financeiro dos turcos para se tornarem um grande país no mundo da Fórmula 1? Eu não, e podemos com certeza esperar que logo a tal equipe F1 Turquia deverá surgir.

Fato é que a Fórmula 1 é um esporte emocionante, vibrante e cada pole-position pode ser considerada um ‘gol’, e uma vitória, um título. Não é por acaso que é um esporte que tem uma receita de milhões de dólares anuais e um dos mais conhecidos quebrando fronteiras inesperadas não chegasse aos paises como Turquia, cedo ou tarde.

Agora nos resta apenas um consenso de pilotos, equipes e dirigentes para trazer em pouco tempo todo o espetáculo que somente a Fórmula 1 pode nos propor: Emoção nas ultrapassagens, coração batendo forte a cada largada e por fim, a alegria de ver um compatriota vencer uma corrida.

Depois de Turquia, quem será os próximos a sediar um Grande Prêmio? Egito, Coréia, Portugal, México? Façam suas apostas.

Espero que tenham gostado deste artigo que faz minha estréia na equipe da F1Mania.

Veremos-nos nas próximas semanas.

Um abraço.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.