Por Luís Joly
A temporada 2005 continua trazendo interessantes surpresas e variações. A sétima etapa, o GP da Europa, no competitivo circuito de Nürburgring, deu mais uma amostra de como devem estar radiantes os homens de terno e gravata da Fórmula 1. A mudança na regras, que agora impede as equipes de trocar pneus durante a corrida, foi capaz de mudar todas as previsões do início do ano. As condições com que os pneus terminam as provas, em péssimo estado, impressionam qualquer um. O final da prova no circuito alemão prendeu todos no sofá. Kimi Räikkonen lutava bravamente para segurar seu McLaren na pista, vendo o pneu dianteiro direito se desfazer nas últimas voltas. E foi justamente na última que aconteceu o esperado: saiu, com pneu, suspensão e eixos destruídos, área de escape afora. A vitória caiu nos braços de Alonso, que agora aumenta a diferença, rumo ao seu primeiro título.
Espanta-alemão
Barrichello faz uma grande prova na Alemanha, terra de Schumacher. Largou na frente do companheiro, e mesmo com uma parada a mais, surpreendeu pelas voltas rápidas, e por pouco não ultrapassou outro alemão, Nick Heidfeld da Williams. Com o infeliz abandono de Räikkonen na última volta, herdou uma posição no pódio. Seria mais justo o finlandês ter ficado lá, mas de certa forma foi muito bom ver Barrichello mostrar na pista – que é onde as coisas realmente valem – o que falou durante a última semana. Claro, o brasileiro podia ter errado menos – especialmente na primeira curva, quando conseguiu errar no treino, e na corrida duas vezes – inclusiva na desastrada ultrapassagem sobre Jenson Button. E Schumacher? Uma prova apagada, com uma saída de pista, pouquíssimas ultrapassagens e um final medíocre. O alemão vai deixando cada dia mais dúvidas sobre seu futuro.
Massa sem molho
Felipe Massa esteve mais uma vez perto dos pontos. Durante boa parte da prova, manteve-se à frente – com certa tranqüilidade – de Schumacher e Montoya. No entanto, estragou tudo com o passeio na grama a poucas voltas do fim. Já faz tempo que Felipe vem fazendo boas provas. Faltam os resultados. E enquanto isso, o discreto Villeneuve segue na sua frente no campeonato.