Coluna do Pedro Gomes: A nova era da Stock Car

É com muita felicidade que começo a escrever hoje a primeira das minhas colunas aqui no F1Mania. Falarei para vocês um pouco de como estão sendo os últimos preparativos para o campeonato deste ano, em que defenderei uma nova equipe e uma nova fábrica. Sem dúvida o ano de 2005 traz um dos maiores desafios de minha carreira.

O dia 22 de abril de 1979 pode ser considerado um marco na história do automobilismo brasileiro. Nesta data aconteceu a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A criação da categoria foi a melhor resposta a um antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida: uma categoria de Turismo que unisse, para os padrões da época, desempenho e sofisticação.

O dia 28 de maio do ano 2000 marcou uma nova era não só para a Stock Car como também a todo o automobilismo nacional. Pela primeira vez na história, vinte e dois Stock Cars projetados por engenheiros especializados em competição, desde seu “spoiler” dianteiro até seu “extrator de ar traseiro”, com a única finalidade de participar do campeonato brasileiro de Stock Car, roncaram seus motores na pista de Interlagos. Ano em que também pela primeira temporada passaríamos a ter algumas de nossas provas transmitidas ao vivo pela Rede Globo de Televisão. Estava, então, dada a largada para o maior estágio de profissionalização que nossa comunidade automobilística poderia imaginar, dando a oportunidade a todos aqueles profissionais envolvidos (fossem eles pilotos, mecânicos, chefes de equipes ou organizadores) de viver unicamente da Stock Car.

O dia 1º de maio de 2005 marcará a terceira e última fase para conclusão de um plano elaborado há menos de cinco anos por um pequeno grupo de pilotos e donos de equipes. Os carros da General Motors do Brasil passarão a dividir o tão cobiçado grid de largada da categoria top do automobilismo nacional com uma outra montadora. Esta Honra, com H maiúsculo mesmo, será mais uma vez da pioneira empresa nipônica Mitsubishi, designando nove maravilhosos Lancers Evolution VII, a um respeitado grupo de “Samurais” do qual eu, Pedro Giffoni de Melo Gomes, fico muito honrado em ser um dos membros.

Vinte e seis anos depois, os Mitsubishi Lancers, poderão me ajudar a escrever um capítulo importante na história da família Gomes no automobilismo brasileiro. Será o ano em que terei a chance de igualar o feito alcançado por meu pai, conhecido por todos como o “Paulão da Stock Car”, e dar o primeiro título a uma montadora estreante no campeonato brasileiro. Já que em 1979, Paulão sagrou-se o primeiro campeão da Stock Car com o Opala, e conseqüentemente o primeiro Campeão com um automóvel da GM na competição.

Vou fazer de tudo para me tornar o primeiro campeão da Mitsubishi. Seria ótimo fazer parte da história dessa parceria entre a montadora e a categoria, que promete ser muito positiva para ambos os lados. A chegada desse novo carro mostra que a Mitsubishi está mesmo muito ligada ao automobilismo, e também que a Stock Car não vai parar de continuar crescendo com uma velocidade tão semelhante à que seus carros atingem nas pistas.

Mas não vale ficar ai em casa vendo pela poltrona. Não basta ser telespectador, tem que participar. Portanto, todos vocês, meus queridos leitores, estão convidados a estar presentes no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo, nos dias 29,30 de abril e 1º de maio, para juntos darmos mais esta grande largada para nosso automobilismo nacional.

Até a próxima!!!

Pedro Giffoni de Melo Gomes



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.