Wolff: “A Williams nunca deu uma chance real para Susie na F1”

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que sua esposa Susie, ex-piloto de desenvolvimento da Williams, tinha capacidade para correr na F1, mas a equipe britânica nunca deu a ela uma chance.

A austríaca, nascida Susie Stoddart, começou a pilotar em monopostos, correndo na Fórmula Renault e na Fórmula 3 britânica, antes de desembarcar na categoria alemã DTM, na qual competiu de 2006 a 2011 pela Mücke Motorsport e Persson Motorsport.

Em 2012, Susie Wolff foi contratada pela Williams como piloto de desenvolvimento, mas seu grande dia veio em 2014, quando ela participou do TL1 no GP da Inglaterra em Silverstone, onde se tornou a primeira mulher a participar de uma sessão oficial na F1, desde Giovanna Amati em 1992.

Infelizmente, foi uma sessão marcada por problemas técnicos que restringiram Wolff a apenas quatro voltas. Mas a Williams deu à Susie outra chance, quando ela participou do TL1 no GP da Alemanha em Hockenheim, no mesmo ano.

Ela fez 22 voltas e registrou um impressionante P15 no geral. Ela permaneceu com a Williams em uma função de desenvolvimento em 2015, e participou de outras sessões de TL1 em Barcelona e em Silverstone, onde terminou a sessão em 13º no geral.

Wolff falou ao Financial Times sobre esse dia : “Ela ficou a poucos décimos de Felipe Massa”, disse ele. “Mas uma chance verdadeira de ser titular foi negada.”

A relutância da equipe de Grove em promover Wolff a uma vaga de piloto titular, talvez fosse compreensível, dada sua idade e um histórico sem nenhuma vitória nas categorias júnior do automobilismo ou no DTM.

Mesmo a própria Susie Wolff, embora certamente uma piloto competente, não forçou a questão depois, e acabou anunciando sua aposentadoria como piloto em 2015.

Inspirada pelo sucesso de seu marido, Susie Wolff investiu na equipe Venturi de Fórmula E com sede em Mônaco, atuando como chefe de equipe da equipe e depois como CEO.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.