A Williams se tornou a primeira equipe de Fórmula 1 a entrar em conflito com o regulamento financeiro do esporte, conhecido como teto orçamentário. A equipe notificou a FIA que não cumpriria o prazo para enviar a documentação necessária até 31 de março deste ano. Isso foi confirmado pela FIA em abril e posteriormente aceito pela Williams.
A administração de limite de custos da FIA emitiu um Acordo de Violação Aceito entre ela e Williams detalhando a violação e como ela foi tratada. A Williams comprometeu-se a fornecer a submissão em atraso, sua primeira documentação completa de relatório anual para o período que termina em 31 de dezembro do ano passado, até 31 de maio de 2022.
Também concordou em pagar os custos da administração de limite de custo para a produção do ABA plus uma multa financeira de 25 mil dólares. A Cost Cap Administration confirmou que a Williams cumpriu o acordo dentro dos prazos especificados. “A Williams tem cooperado totalmente na tentativa de remediar a violação”, observou.
O limite de orçamento da F1 foi introduzido durante a temporada de 2021, durante a qual as equipes foram limitadas a um gasto máximo de 145 milhões de dólares, com algumas exceções. O teto orçamentário para 2022 está fixado em 140 milhões, no entanto, várias equipes alertaram que aumentos acentuados na inflação desde o início do ano dificultarão a permanência nesse limite.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
