Sebastian Vettel está convencido de que, enquanto o SF71H é uma melhoria em relação ao seu antecessor, a Ferrari nunca teve o carro dominante no campeonato deste ano.
Na semana passada, o quatro vezes campeão mundial se despediu de seu sonho de conquistar um quinto título mundial, pelo menos nesta temporada, perdendo mais uma vez o campeonato para Lewis Hamilton.
Mas enquanto alguns acreditam que a Ferrari e Vettel estragaram a oportunidade, apesar de ter o carro dominante no grid, ele acha o contrário.
“É onde eu talvez tenha uma opinião diferente do resto”, disse Vettel em entrevista à Autosport.
“É absolutamente verdade que temos um carro muito forte, mas a percepção das pessoas de que tínhamos um carro dominante, não acho que fosse verdade”.
“Eu acho que se você observar os resultados, não vejo onde está o domínio”.
“Em Spa não tínhamos a pole, quaisquer que fossem as condições. Nós vencemos, por causa da forma como Spa é projetado, com a Eau Rouge sendo feita flat”.
“No ano passado, tivemos falta de potência e é por isso que a ultrapassagem não funcionou”.
“Este ano não tivemos essa desvantagem, então consegui manter a vantagem e consegui ultrapassar Hamilton.”
“Mas, na verdade, Lewis estava sempre a um, dois, três segundos atrás. Ele tinha o mesmo ritmo. Nós estávamos pilotando no mesmo décimo, e em algum momento ele desistiu”.
“É por isso que vencemos com uma vantagem de oito segundos. Para mim, não foi uma corrida dominante. Foi uma luta muito próxima”.
Não pela primeira vez o alemão citou uma falta geral de ritmo do carro da Ferrari, como parte da razão pela qual ele não é cinco vezes campeão mundial.
“Principalmente não fomos rápidos o suficiente”, explicou ele. “No final do dia você precisa ter a velocidade para lutar pelo campeonato”.
“No ano passado, ficou claro que éramos muito bons até o meio da temporada, e então talvez porque algumas pistas não nos convieram, alguns dos problemas que tivemos, perdemos o momento”.
“Mas perdemos o momento também porque não éramos rápidos o suficiente”.
“Este ano, infelizmente, de certa forma, tem sido semelhante, que em apenas algumas corridas não tivemos o ritmo em comparação com a Mercedes”.
“Não conseguimos obter pontos suficientes, então dentro de duas ou três corridas, não preciso explicar para você, houve uma grande diferença”.
“Isso foi uma vergonha”, completou Vettel.
Veja mais sobre a Fórmula 1 2018
Classificação Mundial de Pilotos e Construtores 2018
Calendário Temporada 2018 da Fórmula 1
Vídeos recentes adicionados ao nosso canal. Confira: