Max Verstappen estabeleceu um novo recorde na Fórmula 1 com seu Grand Slam em Ímola. Nunca antes um piloto de F1 marcou mais de trinta pontos em um final de semana de corrida, porém deve ser ressaltado que o formato da F1 mudou, e atualmente são distribuídos muito mais pontos.
Em 2021, a Fórmula 1 introduziu as corridas de qualificação (sprint) em alguns sábados. Isso mudou a qualificação para sexta-feira e o resultado da corrida sprint, determina o grid de largada para o GP no domingo. Os três primeiros dessa corrida sprint também recebiam pontos, respectivamente, 3, 2 e 1.
Na Inglaterra em 2021, Hamilton quebrou o recorde de mais pontos em um fim de semana de corrida, pois marcou não apenas uma vitória na corrida principal, mas também dois pontos com seu segundo lugar na corrida sprint. Isso o levou a um total de 27 pontos.
O número máximo de 29 pontos não foi atingido em 2021. Nos três finais de semana com corrida sprint, não houve quem vencesse tanto a corrida do sábado, quanto o GP no domingo, e também levar o ponto pela volta mais rápida.
Em 2022, a chance de um novo recorde de pontos foi aumentada. A quantidade de pontos para uma corrida sprint aumentou, para que o vencedor dessa corrida receba oito pontos. Como resultado, um máximo de 34 pontos agora pode ser conseguido em um fim de semana que tenha a corrida de qualificação.
Esse número máximo de pontos já foi alcançado por Verstappen em Ímola. O holandês ainda acrescentou uma pole, mas não recebe um ponto extra por alcançar esse Grand Slam final. Ele, no entanto, fica nos livros de recorde (por enquanto), como o piloto que marcou mais pontos em um final de semana de corrida. Em 2022 ninguém pode quebrar isso, apenas igualar.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
