Retrospectiva F1 2022: Hamilton sofre com Mercedes e termina ano sem vitórias pela primeira vez

Desde a temporada de 2007, a Fórmula 1 tinha uma certeza: Lewis Hamilton venceria ao menos um GP no ano. Essa “verdade absoluta” caiu em 2022. O heptacampeão do mundo sofreu com uma Mercedes que até se mostrou rápida em alguns circuitos, mas que não tinha condições de lutar de igual para igual com Red Bull e Ferrari.

Hamilton e seu companheiro, George Russell, sofreram com o porpoising, efeito que fazia o carro da Mercedes “saltitar” em trechos de maior velocidade. Mesmo com o terceiro lugar na abertura do campeonato, no Bahrein, o inglês do W13 número 44 sentiu que seria uma temporada da qual não brigaria pelo título, algo que não ocorria desde 2013.

Em que pese não ter pontuado apenas em Imola no início de temporada, o segundo pódio viria apenas na nona etapa do campeonato, no Canadá. A partir daí, Hamilton mostrou reação e enfileirou outros quatro pódios: dois terceiros lugares em Inglaterra e Áustria, e segundos postos em França e Hungria. A vitória, porém, teimava em não vir.

Hamilton e Russell mostravam a evolução da Mercedes, sobretudo em relação a Ferrari, que não avançava na mesma velocidade e cometia erros de estratégia. O domínio da Red Bull e de Max Verstappen, porém, impedia uma chance de vitóris do heptacampeão.

A gira das Américas foi quando Lewis Hamilton esteve mais próximo da vitória, chegando em segundo nos Estados Unidos, no México e em São Paulo, onde Russell garantiu a única vitória da Mercedes no ano. O abandono em Abu Dhsbi selou a primeira temporada de Hamilton sem vitórias na F1.

A falta de vitórias não impediu que Hamilton tivesse uma boa temporada, ainda que ela tenha sido muito longe do que nos acostumamos a ver do inglês. Foram nove pódios, 15 top-5 e o sexto lugar no campeonato, apenas seis pontos atrás de Carlos Sainz, quinto com a Ferrari. Com relação a Russell, que foi o quarto após batalhar pelo vice-campeonato até Abu Dhabi, a diferença foi de 35 pontos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.