O piloto George Russell acredita que é apenas uma questão de tempo até que ocorra um grande acidente na F1 devido ao porpoising dos carros. Este ano, a categoria introduziu um novo conjunto de regulamentos, com as equipes colocando os carros mais baixo possível para criar downforce através do fenômeno do ‘efeito solo’.
Entretanto, isso também levou a um aumento de quiques (porpoising) dos carros em alta velocidade. A Mercedes sofrendo muito com esses problemas. Tanto Russell quanto Lewis Hamilton sofreram com dores nas costas no Azerbaijão neste fim de semana, já que seus carros quicaram bastante em alta velocidade.
Após a qualificação deste sábado (11), Russell afirmou que está lutando para manter o carro em linha reta devido ao porpoising. “Acho que é apenas uma questão de tempo antes de vermos um grande incidente. Muitos de nós mal conseguem manter o carro em linha reta sobre esses solavancos”.
“Estamos fazendo as duas últimas curvas a 300 km/h, chegando ao fundo, você pode ver visivelmente na pista, o quão perto os carros estão correndo do chão. Parece desnecessário estarmos rodando um carro de F1 a milímetros do chão e é uma receita para o desastre”, disse Russell.
O piloto da Mercedes pediu à F1 que se agrupe e descubra uma solução, acreditando que é um sério risco de segurança continuar dirigindo com o salto tão severo quanto ele experimentou. “Eu realmente não sei o que o futuro reserva, mas não acho que possamos sustentar isso por três anos ou por quanto tempo esses regulamentos estiverem em vigor”.
“É claramente apenas uma limitação de segurança. As três melhores equipes também estão na mesma posição, Ferrari e Red Bull, Ferrari mais que Red Bull. Você pode ver claramente que eles estão realmente lutando com isso. Ninguém está fazendo isso para melhorar o desempenho, é por motivos de segurança”, afirmou Russell.
O britânico também comentou sobre a dificuldade de dirigir com este porpoising. “Eu mal posso ver a zona de frenagem porque estou quicando muito, e você faz a última curva, você tem paredes de cada lado fazendo quase 320 Km/h e o carro está pulando para cima e para baixo no chão, Não é uma posição muito confortável para se estar, então sim, como grupo, precisamos repensar um pouco”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
