Alain Prost se manifestou contra a tendência crescente de governos de todo o mundo anunciarem proibições à venda de carros movidos a gasolina e diesel nas próximas duas décadas, dizendo que isso ameaça o futuro da Fórmula 1.
A Honda já reconheceu esta semana que os custos envolvidos na mudança para a eletrificação, são uma grande razão pela qual ainda está debatendo seu envolvimento de longo prazo na F1.
“Estou realmente chateado com o que posso ver hoje com a indústria automobilística”, disse Prost ao Motorsport.com, quando os testes de pré-temporada da F1 foram retomados no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Prost teme que o impulso para os carros elétricos possa acabar prejudicando o negócio europeu de fabricação de automóveis, e entregue a iniciativa às montadoras chinesas.
“Vamos dar tudo aos chineses, onde daqui a dez anos eles apresentarão seus carros aqui”, reclamou, acrescentando que estava preocupado com a enorme perda de empregos que se seguiria.
“Vamos perder, prometo a você, um milhão de pessoas nos próximos dez anos na indústria automobilística, se não mudarmos isso”, alertou.
“Não me importo porque não faço parte da indústria, mas odeio isso. É uma regulamentação estúpida”, acrescentou. “Quando você me pergunta sobre a F1, eu sempre respondo, cuide primeiro da indústria automobilística, e a F1 é muito saudável”.
Prost disse que duvidava que a pressão por veículos elétricos ajudasse o meio ambiente a longo prazo, devido ao impacto de baterias pesadas e motores, adicionando peso extra aos carros de rua.
“Precisamos conversar sobre sustentabilidade o tempo todo, o que podemos fazer, mas a tecnologia é muito, muito difícil”, explicou. “Proibimos o diesel, mas no final tenho certeza de que não vamos reduzir o CO2 com essas medidas”.
“Acho que quando você fizer mais quilometragem, sua emissão de CO2 será a mesma, ou pior, porque o peso do carro será muito maior. E nós sabemos disso.”
Ele também criticou os governos que pressionavam pela mudança para carros elétricos, quando o pensamento conjunto sobre infraestrutura crucial simplesmente ainda não estava em vigor.
“Por que não temos todos os mesmos plugues e o mesmo sistema de recarga?” ele perguntou. “Temos dois concorrentes na França e eles têm dois sistemas diferentes. Isso é completamente estúpido”.
“Poderíamos fazer de maneira diferente”, sugeriu. “Se você tivesse um carro grande com um motor a diesel com filtros eficientes, não seria um problema”.
A Fórmula 1 não está em posição de mudar para uma tecnologia totalmente elétrica no momento, porque essa é a reserva da Fórmula E da FIA. Prost foi um dos primeiros defensores da atual abordagem dos motores híbridos turbo na F1, mas agora aceita que não funcionou tão bem quanto ele esperava.
“Fui eu quem pressionou pelo novo motor”, disse ele. “Achamos que essa é a tecnologia mais próxima de carros de rua, que teremos no futuro com o motor turbo”.
“Mas não funcionou para a F1, devemos ser honestos. Os fãs não gostam muito dos novos motores”.
“Você não quer trabalhar com eletricidade, porque temos FE, e você sabe o quanto difícil será para a FE no futuro, com certeza”, continuou ele.
“É muito difícil desenvolver por causa das pistas, por causa da tecnologia, por causa do dinheiro”.
“Então, qual será a tecnologia da F1 no futuro?” ele perguntou. “É difícil saber”.
“De um lado, e não é minha posição, voltamos aos 12 cilindros e temos a mesma visão da F1 em todo o mundo”, sugeriu. “Ou, se formos para o hidrogênio daqui a dez anos, teríamos outra filosofia. E por que não?”
“Mas quem vai apertar o botão e tomar essa decisão? É muito difícil, mas é bom fazer a pergunta”.
“Nós não podemos, como no meu período correndo na F1, simplesmente seguir a tendência da indústria automobilística. Hoje é muito mais difícil”, completou.
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Está no ar o Episódio #3 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Igor Fraga é o campeão da Toyota Racing Series. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Ouça no Spotify – https://f1mania.vc/auV
Ouça no Google Play Music – https://f1mania.vc/auU
Ouça no Deezer – https://f1mania.vc/auX
Ouça no iTunes – https://podcasts.apple.com/us/podcast/f1mania-podcast/id1496336264
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube. Mercedes faz shakedown do W11:
AlphaTauri apresenta o AT01:
McLaren revela o MCL35 para a temporada 2020 da F1:
Red Bull mostra primeiras imagens do RB16 na pista:
Ferrari apresenta o SF1000 para a F1 2020:
ePRIX DA CIDADE DO MÉXICO 2020 | MELHORES MOMENTOS:
F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola:
Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera:
Pilotamos Lamborghini, McLaren e Mercedes em Las Vegas:
