Porsche descarta retorno à F1 e foca em outras categorias do automobilismo

A Porsche decidiu não voltar à Fórmula 1, encerrando especulações sobre uma possível parceria com a Red Bull para 2026, quando novos regulamentos de unidades de potência serão introduzidos. Thomas Laudenbach, vice-presidente de Motorsport da Porsche, confirmou que a montadora não tem planos de ingressar na F1, após o fim das negociações com a Red Bull.

Há cerca de dois anos, a Porsche estava em discussões avançadas com a Red Bull para uma colaboração que teria feito a fabricante alemã se tornar coproprietária da equipe e responsável pela produção dos trens de força. No entanto, as conversas não progrediram, e a Red Bull optou por desenvolver suas próprias unidades de potência em parceria com a Ford.

“Laudenbach deixou claro que a F1 não faz parte dos planos futuros da Porsche: ‘Está fora da mesa: agora a F1 não é uma tarefa para nós e não estamos gastando nenhuma energia nisso’,” afirmou Laudenbach.

“Estamos focados apenas no que fazemos agora, e se você olhar para isso, temos muitas atividades diferentes: estamos bem ocupados e extremamente felizes com o que fazemos,” acrescentou.

A Porsche, no entanto, continua a ser um nome de peso em outras categorias de automobilismo. A empresa está envolvida em competições como o IMSA, o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e várias séries de GT, além de liderar na Fórmula E, onde sua equipe recentemente venceu o campeonato de pilotos com o ex-piloto de F1, Pascal Wehrlein.

Além disso, Laudenbach destacou a importância do envolvimento da Porsche nas corridas de clientes e em competições de resistência, sempre mantendo um foco crescente na eletrificação. “Estamos envolvidos em corridas de clientes desde os dias de pista, GT4, séries monomarca até as corridas profissionais de GT [em GT3],” disse Laudenbach.

“Estamos correndo nas duas séries de corridas de resistência mais importantes [o Campeonato Mundial de Endurance e o IMSA SportsCar Championship com o 963 LMDh] com nosso parceiro Penske, e já que a eletrificação da nossa marca é muito importante, nosso engajamento na Fórmula E, que é a única série totalmente elétrica em alto nível, mostra que estamos muito bem servidos,” concluiu.

Com isso, a Porsche reafirma seu compromisso com outras categorias do automobilismo, deixando a F1 de lado para concentrar seus esforços nas áreas onde já possui uma forte presença e onde acredita poder continuar a inovar e crescer.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.