Pista da F1 na Austrália não receberá MotoGP nos próximos anos

O GP da Austrália de MotoGP permanecerá em Phillip Island, apesar das tentativas da Dorna Sports de transferi-lo para Albert Park, em Melbourne, atual sede da Fórmula 1 no país. A decisão foi confirmada pelo Governo do Estado de Vitória, promotor dos eventos de MotoGP e Fórmula 1.

“O Grande Prêmio da Austrália de Motovelocidade é sinônimo de Phillip Island e Vitória orgulha-se de apoiá-lo,” disse o governo em comunicado. “Hoje, o Governo Trabalhista Allan descartou um pedido da Dorna Sports para transferir o evento de Phillip Island para Albert Park. Vitória concordou em contribuir com financiamento adicional para ajudar a Dorna a criar um evento maior e melhor além de 2026, mas apenas com a condição de que o evento permaneça na ilha.”

F1 2025, Fórmula 1, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

Albert Park é sede do campeonato mundial de Fórmula 1 desde 1996 e passou por reformas recentes no circuito e nos boxes, com uma nova estrutura planejada para o evento de 2028. A Austrália tem contrato para sediar a F1 até 2036, enquanto o contrato da MotoGP expira após a corrida deste ano.

A mudança da MotoGP enfrentaria ainda barreiras legais: Albert Park possui restrições rígidas sobre o uso do parque, que exigiriam alterações legislativas. Já Phillip Island, a cerca de duas horas de Melbourne, é considerada por muitos o berço do Grande Prêmio da Austrália, sediando corridas desde 1928.