Mercedes reage à retratação da Red Bull e esclarece situação de Antonelli no GP do Catar

A Mercedes divulgou um posicionamento oficial após o pedido de desculpas da Red Bull a Kimi Antonelli, que sofreu uma onda de ataques virtuais depois do GP do Catar de Fórmula 1, disputado no último domingo (30).

O jovem piloto disputava o quarto lugar nas voltas finais quando escapou da pista, permitindo a ultrapassagem de Lando Norris, da McLaren. Logo após o incidente, Gianpiero Lambiase, engenheiro de Max Verstappen, sugeriu pelo rádio que Antonelli havia cedido a posição, interpretação reforçada por Helmut Marko no pós-corrida.

As declarações provocaram forte reação online contra o italiano até que a Red Bull recuou e emitiu uma nota corrigindo suas afirmações, seguida de um comunicado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Ambas reforçavam o posicionamento contra o abuso online sofrido pelo jovem.

Mercedes reage à retratação da Red Bull e esclarece situação de Antonelli no GP do Catar
Foto: F1TV

Em resposta, a Mercedes afirmou que não trata o episódio como algo isolado e reforçou sua preocupação com o ambiente nas redes sociais: “Levamos o abuso online muito a sério”, declarou o Diretor Técnico Adjunto, Simone Resta, ressaltando que a equipe trabalha com sua área de comunicação para desenvolver ferramentas e plataformas que garantam um espaço mais seguro para o público interagir com o time. Ele também elogiou a postura adotada pela Red Bull: “Foi ótimo ver na segunda-feira uma declaração da Red Bull, afirmando sua posição, e nós realmente apreciamos isso.”

Resta ainda explicouo que levou Antonelli a perder rendimento no trecho decisivo da prova. Segundo ele, o piloto “estava dirigindo quase no limite, em um stint mais longo que o de Norris”, ao mesmo tempo em que tentava se aproximar de Carlos Sainz. Nesse processo, entrou na zona de DRS, ficando muito próximo da Williams e sofrendo forte perda de carga aerodinâmica devido ao efeito de esteira. “Ele estava tentando atacar, mas também tentando defender, e estava no limite. Houve uma perda de traseira e ele perdeu o suficiente para ceder a posição a Norris”, concluiu.

A manobra errada de Antonelli acabou permitindo com que Norris subisse para a quarta posição e aumentasse a desvantagem de Verstappen de 10 para 12 pontos antes da prova final, que acontece no próximo domingo (7), em Abu Dhabi.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.