O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, falou sobre o composto de pneu especial projetado para enfrentar as curvas de Zandvoort no GP da Holanda em maio, com as equipes utilizando o protótipo durante a segunda semana de testes em Barcelona.
Em seu retorno ao calendário da Fórmula 1, após uma ausência de 35 anos, Zandvoort precisou de severas mudanças no circuito para sediar o esporte mais uma vez, com o recapeamento sendo concluído duas semanas atrás.
O novo layout da pista tem as curvas 3 e 14 inclinadas, sendo que a 14, a última curva da pista, é particularmente atraente, sendo longa e em um ângulo de 19 graus, mais que o dobro da inclinação de Indianápolis.
Embora mudanças na suspensão sejam necessárias para todas as equipes quando viajarem para a Holanda, o principal problema de uma curva inclinada é o estresse que é colocado nos pneus. Isola, responsável pelo programa F1 da Pirelli, disse ao GPBlog, o que há de diferente no pneu com especificações Zandvoort.
“O que podemos fazer é usar este pneu atual com uma calibragem mais alta na frente, porque a pressão adicional é especialmente na frente”, explicou o italiano.
Ele continuou identificando a curva 14, curva Arie Luyendyk, como o principal desafio.
O que é mais importante é a última curva. A última curva é onde você tem a maior parte da carga, principalmente no pneu dianteiro.
“Portanto, aumentamos a pressão na frente ou usamos um pneu dianteiro diferente, projetado para lidar com mais estresse.”
Na quinta-feira do segundo teste no Circuito da Catalunha, na semana passada, a Pirelli deu a todas as equipes um protótipo do composto de Zandvoort para testarem. Enquanto a pista espanhola não tem curvas, como alguns apontaram, Isola respondeu explicando que não era para isso que estavam sendo testados.
“Levamos o protótipo de Zandvoort para Barcelona, porque queremos entender a dirigibilidade do protótipo”.
“Não estávamos checando a integridade do pneu, estávamos checando a dirigibilidade do pneu”.
Como as curvas inclinadas são algo completamente estranho à F1 moderna, a Pirelli fez a maior parte de seus testes por simulação, especialmente porque Zandvoort ainda não está pronto para uso.
“Não temos todos os dados disponíveis, mas queremos estar prontos para qualquer situação possível”.
Conversando com as equipes, pedimos que simulassem estimativas de carga adicional nos pneus dianteiros.”
A Pirelli anunciou na quinta-feira suas opções de pneus para o Grande Prêmio da Holanda em 03 de maio. Os três compostos mais duros, C1, C2 e C3, serão disponibilizados.
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Está no ar o Episódio #3 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Igor Fraga é o campeão da Toyota Racing Series. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Ouça no Spotify – https://f1mania.vc/auV
Ouça no Google Play Music – https://f1mania.vc/auU
Ouça no Deezer – https://f1mania.vc/auX
Ouça no iTunes – https://podcasts.apple.com/us/podcast/f1mania-podcast/id1496336264
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube: ePRIX DE MARRAQUEXE 2020 | MELHORES MOMENTOS:
Mercedes faz shakedown do W11:
AlphaTauri apresenta o AT01:
McLaren revela o MCL35 para a temporada 2020 da F1:
Red Bull mostra primeiras imagens do RB16 na pista:
Ferrari apresenta o SF1000 para a F1 2020:
F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola:
Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera:
Pilotamos Lamborghini, McLaren e Mercedes em Las Vegas:
