Índia expressa interesse e se movimenta para retorno da Fórmula 1

A Índia que retornar em um futuro não muito distante para o calendário da Fórmula 1. O Circuito Internacional de Buddh tem feito esforços para ser palco da primeira corrida da categoria desde 2013.

Já faz mais de dez anos que o certame não passa pelo país. O autódromo recebeu por três temporadas consecutivas etapas antes do GP da Índia ser removido do circuito. Nas três oportunidades, Sebastian Vettel saiu como o vencedor.

Na época, um contrato de cinco anos havia sido assinado entre o país e a F1, entre 2011 a 2015. Entretanto, por conta de uma disputa tributária com o governo de Uttar Pradesh, 2013 foi a última passagem.

Agora, a Índia espera um retorno da F1, com os donos do BIC trabalhando para tornar a volta possível e podendo ceder a administração do local a uma empresa de gestão esportiva – não de maneira definitiva, apenas para ajudar com o processo de retorno. Segundo o jornal The times of India, o Minístro do Esporte Mansukh Mandaviya encontrou com autoridades na última semana, com instruções de cumprir esforços para trazer a categoria.

Circuito de Buddh - MotoGP 2023
Foto: Ducati

“O ministro visitou recentemente o circuito de F1 e conversou com os promotores sobre quando a próxima corrida poderá ser realizada”, disse uma fonte do ministério ao The Times of India.

“Ele pediu aos proprietários do circuito que entregassem as instalações a uma empresa de gestão esportiva por dois ou três anos, que trabalhará no retorno da categoria à Índia. Houve problemas fiscais no passado que impediram a realização de corridas de Fórmula 1, mas eles serão resolvidos em breve”, seguiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.