Ímola passa por modernização visando retorno ao calendário da F1
O tradicional circuito de Ímola está passando por uma grande modernização. O motivo é que o autódromo espera retornar para o calendário da Fórmula 1 em um futuro não muito distante.
Para a temporada 2026, o circuito italiano acabou sendo tirado do mundial, após um período de seis anos consecutivos sob o guarda-chuva do GP da Emília Romanha.
O cancelamento da prova provocou reação por parte de autoridades da prefeitura de Imola, que, desafiadoramente, expressaram a esperança de um possível retorno no futuro.
Foto: XPB Images
Então, novos planos têm sido colocados em prática para a volta da pista para o calendário da F1. Por exemplo, o paddock será alargado, assim como a sessão das casas no centro médico, para assegurar esforços logísticos mais suaves para o WEC.
Áreas no entorno do hairpin Tosa também estão sendo atualizados. Primeiro, a antiga casa, situada numa faixa de grama recuada em relação ao vértice da curva, foi demolida. No seu lugar vem a ‘La Casa dgli Eventi’, que vai permitir com que os espectadores tenham visão que vão desde a saída de Tamburello até a subida em direção à curva Piratella, depois de Tosa.
As vias públicas ao redor da área de Tosa também serão mudadas, com novas rotatórias e a introdução de uma segunda faixa – além de uma ciclovia – na ponte.