Green comenta conceito do carro da Aston Martin F1 e semelhança com a Red Bull

O diretor técnico da Aston Martin, Andrew Green, afirmou que a equipe passou sete ou oito meses no ano passado, trabalhando em dois projetos paralelos de desenvolvimento para seu novo carro de Fórmula 1 para 2022. Nessa época, de acordo com Green, a versão atual do AMR22 foi projetada.

No último final de semana em Barcelona, o carro da equipe surgiu totalmente transformado, com a Aston Martin sendo acusada pela Red Bull, de ter feito uma cópia de seu RB18.

A Aston Martin se defendeu argumentando que estava desenvolvendo esse conceito antes de ver o novo carro da Red Bull em fevereiro. Talvez o mais impressionante sobre essa afirmação, seja que a equipe de Silverstone aparentemente não estava preocupada com a forma como a Red Bull teve exatamente a mesma ideia.

Green não nega que o RB18 da Red Bull tenha sido de alguma forma uma inspiração para o renovado AMR22, mas ressalta que isso só aconteceu depois que a equipe de Milton Keynes apresentou seu carro para 2022.

Além disso, ele afirmou que apenas as superfícies aerodinâmicas ao redor dos pods laterais foram inspiradas na Red Bull, devido à sua semelhança com um conceito que a Aston Martin já teria criado por conta própria no ano passado, antes de abandoná-lo.

Como foi possível desenvolver dois conceitos em paralelo, Green explicou em uma conversa com o The Race. Segundo ele, os dois projetos estavam em andamento há sete ou oito meses até agosto do ano passado, e um conceito não parecia estar gerando muito downforce, então a equipe optou pelo outro conceito.

“Ficamos gananciosos e escolhemos o carro que gerava muito downforce, pensando que iríamos melhorar as características mais tarde”, disse Green. Ele diz que ambos os carros foram desenvolvidos até um certo nível e depois continuaram com o carro A, mas nesse meio tempo esse conceito foi deixado de lado e a equipe voltou para o carro B.

De acordo com Green, mesmo antes da apresentação de seu carro, a Aston Martin temia ter feito a escolha errada e essas preocupações teriam sido amplificadas, quando a Red Bull apareceu pela primeira vez com seu novo design durante o teste de pré-temporada na Espanha.

Green diz que mesmo assim a Aston Martin estava planejando mudar seu conceito de carro no início da temporada. “O que fizemos foi garantir que o chassi aguentasse os dois conceitos”, afirmou. O chassi teria sido projetado para transportar os sistemas de refrigeração antigos e novos sem modificações.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.