Fórmula 1: Schumacher critica postura de Hamilton após GP do Azerbaijão

Ralf Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1, comentou o desempenho de Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão e aconselhou o heptacampeão a assumir mais responsabilidade dentro da Ferrari, especialmente nas escolhas de pneus durante as sessões de classificação. Hamilton terminou apenas em oitavo lugar em Baku, após uma sessão de classificação abaixo do esperado, marcada também por discussões internas na equipe.

“Ele tem que assumir a culpa, com sua experiência e sua força”, afirmou Schumacher no podcast Boxengasse. “Eu não era um sete vezes campeão de F1, venci apenas algumas corridas, mas se eu queria um determinado pneu, eu tinha. Não havia discussões”, disse ele.

O ex-piloto destacou que cabe ao piloto, com sua sensibilidade em relação às condições da pista e ao carro, liderar decisões fundamentais: “No fim das contas, é o piloto quem tem que executar, sabendo melhor o que acontece na pista e quem pode avaliar melhor a si mesmo e ao carro. Um engenheiro normal nunca deveria interferir no desempenho do piloto”.

Fórmula 1: Schumacher critica postura de Hamilton após GP do Azerbaijão
Foto: XPB Images

Schumacher ainda sugeriu que a situação reflete uma filosofia já adotada na Mercedes por Toto Wolff: “Isso combina com a imagem que muitas vezes foi um tema com Toto: ‘Os pilotos estão ali para pilotar. Não os envolvemos em decisões, apenas dizemos o que fazer’,” teria afirmado Wolff anteriormente.

Para Schumacher, Hamilton precisa mudar essa postura: “Lewis tem que se impor e não procurar o erro em outro lugar. Aí a sessão de classificação terá outro resultado, e é isso que se espera de um sete vezes campeão de Fórmula 1”, completou o alemão.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.