O clima desta quinta-feira (24), antes do GP da Bélgica foi marcado por perguntas sobre o futuro da Red Bull após a saída de Christian Horner. O dia de mídia foi o primeiro desde a demissão do chefe de equipe, e Helmut Marko, consultor da equipe, não evitou o assunto, chegando a comparar a mudança a um clássico cenário do futebol.
Em entrevista ao jornal austríaco Kleine Zeitung, Marko afirmou: “Na Fórmula 1, as mudanças são como no futebol. Se as coisas não estão indo bem, o técnico tem que sair.” O austríaco evitou comentar os desdobramentos da saída de Horner, mas elogiou o trabalho do novo líder, Laurent Mekies: “A transição foi tranquila. Mekies conhece as pessoas e se aproxima delas; espero que isso tenha um efeito positivo.”

Segundo Marko, Mekies já está deixando sua marca na equipe. “Ele esteve muito na fábrica nas últimas semanas, focando no desempenho. Já ajustou detalhes no simulador e está mais concentrado na corrida, sem se dispersar em outros departamentos. É importante que suas responsabilidades sejam menores do que as de Horner.”
Max Verstappen também foi questionado sobre a mudança. O holandês garantiu que sua relação com Horner permanece a mesma, mas preferiu olhar adiante. “Algumas coisas mudam, outras não. Agora é seguir em frente,” disse. Verstappen também falou sobre Mekies, com quem tem tido mais contato recentemente. “Ele está se adaptando bem. Estamos alinhados para o que vem pela frente”, finalizou ele.
