Fórmula 1: futuro de Tsunoda depende de negociações entre Honda e Red Bull

A Honda afirmou que Yuki Tsunoda segue sendo um de seus pilotos, mas reconheceu que o atual papel do japonês como piloto reserva da Red Bull na Fórmula 1 pode ser um impasse na renovação de contrato para a temporada de 2026. A Red Bull está desenvolvendo seu próprio motor com a Ford, enquanto a Honda passará a fornecer exclusivamente para a Aston Martin.

O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, afirmou em entrevista ao Motorsport.com que Tsunoda e Ayumu Iwasa continuam sendo considerados “pilotos da Honda”, por serem formados no programa de jovens da marca. Ainda assim, destacou que a situação contratual depende mais da Red Bull do que do próprio piloto.

Yuki Tsunoda (JPN) Red Bull Racing RB21.
Foto: XPB Images

“Em relação ao contrato deste ano com Tsunoda, as negociações estão em andamento, portanto, nenhum acordo específico foi finalizado ainda. Isso será discutido em conversas futuras”, disse Watanabe. Segundo ele, “do ponto de vista da Honda, não há problema”, mas tudo dependerá de como a Red Bull e a Ford enxergarem o acordo. “As negociações não são com o próprio Tsunoda, mas com a Red Bull.”

Tsunoda integra o Honda Formula Dream Project desde 2016 e teve ascensão rápida nas categorias de base. Campeão japonês de F4 em 2018, passou apenas duas temporadas na Europa antes de estrear na Fórmula 1 em 2021, após disputar a F3 e terminar a F2 em terceiro lugar. A parceria entre Honda e Red Bull o levou ao Red Bull Junior Team e, depois, à AlphaTauri, onde permaneceu por quatro anos.

Em abril de 2025, o japonês foi promovido à Red Bull no lugar de Liam Lawson, mas enfrentou dificuldades e terminou o período sem vaga garantida como titular para 2026.

Watanabe também afirmou que não há ligação entre a academia de pilotos da Honda e o programa da Aston Martin, que possui sua própria estrutura de talentos. “Ainda não há planos” para um acordo semelhante ao que existia com a Red Bull, explicou. Por ora, a Honda seguirá formando pilotos até a F2 em seu próprio programa e recomendará à Aston Martin aqueles que estiverem prontos para chegar à Fórmula



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.