Fórmula 1: Ex-engenheiro da Ferrari pede paciência com adaptação de Hamilton

A adaptação de Lewis Hamilton à Ferrari continua sendo um dos grandes temas do paddock da Fórmula 1 após um ano desastroso do heptacampeão. Recentemente, o ex-engenheiro de desempenho da equipe italiana, Jock Clear, avaliou que um sucesso imediato do britânico teria um efeito negativo para a categoria, ao contrário do que muitas pessoas acreditam.

Segundo Clear, a complexidade da F1 muitas vezes é subestimada, especialmente quando envolve a mudança de um piloto experiente para um novo ambiente técnico. “É tranquilizador lembrar as pessoas o quão difícil é a F1”, afirmou. Para ele, uma conquista logo na estreia com a Ferrari distorceria a percepção do esporte. “Se Lewis chegasse e simplesmente vencesse um oitavo campeonato, isso de certa forma humilharia ou menosprezaria o esporte.”

O engenheiro, que trabalhou com Hamilton tanto na Mercedes quanto na Ferrari, reforçou que não era realista esperar uma adaptação instantânea. “Isso não acontece da noite para o dia e eu disse a algumas pessoas [no] meio da temporada, eu sei que Lewis realmente teve um ano difícil lidando com o quão difícil foi o desafio”, disse à CasinoHawks.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Ele também citou outros exemplos recentes do grid para ilustrar o ponto: “Você olha para o Carlos [Sainz] na Williams. Depois de cinco corridas, as pessoas ficaram tipo: ‘Oh, o que aconteceu? Eu pensei que ele ia arrasar com o Alex Albon’.” E completou: “Olhe para ele no final do ano. Não acontece da noite para o dia.”. Sainz conquistou dois pódios para a equipe britânica em 2025, algo que não acontecia desde 2015.

Para Clear, parte da frustração demonstrada por Hamilton ao longo da temporada está ligada justamente a essa consciência do processo. “Acho que parte dessa frustração de Lewis é provavelmente porque ele sabe disso. Mas ele só precisa de tempo. Lewis não vai desistir só porque 2025 foi difícil”, afirmou. “Ele previu que seria muito difícil. Hamilton voltará mais forte e duro [em 2026], trabalhará no desenvolvimento e fará tudo o que puder para levar o projeto adiante”, finalizou, confiante.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.