Fórmula 1: Alonso brinca e se oferece como consultor para Verstappen e Mercedes

O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, entrou no clima das especulações envolvendo uma possível ida de Max Verstappen para a Mercedes na temporada 2026 da Fórmula 1, e respondeu com bom humor ao ser questionado sobre o tema. Em tom irônico, o bicampeão da categoria disse que está disponível para ajudar nas negociações, mas não gratuitamente.

“Sem conselhos. Bom, posso ser um consultor, mas eles teriam que pagar uma quantia enorme pelo meu conselho”, respondeu Alonso, arrancando risos da imprensa presente.

Os rumores sobre uma movimentação de Verstappen em direção à equipe de Brackley, ganharam força nas últimas semanas, especialmente após George Russell afirmar que Toto Wolff estaria buscando contratar o piloto da Red Bull Racing. Especulações mais recentes indicam até mesmo que um acordo de longo prazo já estaria encaminhado, embora nenhuma das partes tenha confirmado oficialmente.

No momento, o contrato atual de Verstappen com a Red Bull vai até o fim de 2028, mas inclui cláusulas de saída, dependendo inclusive de seu posicionamento no campeonato. No momento, ele ocupa o terceiro lugar na tabela, e para que a cláusula seja ativada, seria necessário que Charles Leclerc o superasse por pelo menos 46 pontos nas duas próximas etapas.

Fórmula 1: Alonso brinca e se oferece como consultor para Verstappen e Mercedes
Foto: Red Bull Content Pool

Na prática, portanto, uma saída de Verstappen da Red Bull exigiria o pagamento de uma rescisão contratual, paga seja por parte do próprio piloto, seja pela Mercedes, caso o interesse se concretize.

Apesar do silêncio de Verstappen e Wolff, as conversas continuam alimentando os bastidores da F1. Nelson Piquet Jr., irmão de Kelly Piquet, namorada de Verstappen, afirmou no podcast ‘Pelas Pistas’ que o assunto é real e está em fase avançada: “Eles estão conversando, todo mundo sabe. Só faltam detalhes finais do contrato, mas todo mundo sabe que é uma opção. Eles estão conversando”, afirmou Piquet Jr.

Wolff, por sua vez, tem evitado declarações públicas sobre o tema, limitando-se a dizer que prefere tratar o assunto ‘a portas fechadas’. Enquanto isso, o mercado de pilotos para 2026 segue em ebulição, e com direito até a ‘consultoria’ de Fernando Alonso, desde que bem remunerado, segundo o próprio espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.