Fim do programa de F1 gera crise entre Renault e cidade francesa

O prefeito de Viry-Chatillon, Jean-Marie Vilain, acusou a Renault de descumprir promessas feitas sobre o futuro da antiga fábrica de motores da Fórmula 1 da marca, localizada na cidade. Segundo ele, os planos anunciados anteriormente para o local estão sendo abandonados pela montadora após o fim do programa ao final do último ano.

A decisão foi tomada durante a gestão do então CEO Luca de Meo e reforçada com o retorno de Flavio Briatore à Alpine, transformou a equipe em cliente da Mercedes, afetando diretamente centenas de funcionários da fábrica. Como alternativa, a Renault havia prometido reformular o complexo como “Hypertech Alpine”, com projetos ligados ao desenvolvimento de tecnologias, além do suporte aos programas da marca no WEC, Fórmula E e rally-raid.

Pierre Gasly (Alpine) - Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Alpine

No entanto, Vilain afirma que, sob o novo CEO, Francois Provost, esses compromissos não serão cumpridos. Em comunicado à imprensa intitulado “Mentiras e traição do grupo Renault em relação ao local da Alpine em Viry-Chatillon”, o prefeito — reforçou as críticas. Em vídeo nas redes sociais, declarou:

“Acabei de saber, com os próprios diretores, que esses compromissos não serão cumpridos afinal. Estou tão chocado quanto indignado com o descumprimento dessas promessas, o que também mostra um total desrespeito para com os funcionários. Por isso, apelo ao grupo Renault e seu acionista, o Estado [francês, que detém 15% da Renault], para que revertam sua decisão, e reservo-me o direito de liderar – ao lado dos funcionários da Alpine e de qualquer representante eleito disposto a se juntar a mim – todas as ações possíveis para protestar contra o que vejo como uma verdadeira traição.”

O futuro da fábrica segue indefinido, assim como o programa da Alpine no WEC após 2026, que a marca não confirmou nem negou. Um eventual fechamento do local pode marcar o fim do legado da Renault como fabricante de motores na Fórmula 1, que inclui 169 vitórias e 23 títulos mundiais.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.