FIA traz mudanças em Santo Antônio para evitar acidentes como de Zhou a partir de 2023 na F1

A FIA mostrou preocupação para que acidentes como o de Guanyu Zhou voltem a se repetir no futuro. Nesta terça-feira (16), a entidade máxima anunciou endurecimento das medidas de segurança do Santo Antônio a partir da temporada 2023.

No GP da Inglaterra deste ano, o titular da Alfa Romeo se envolveu em uma colisão assustadora. Na largada, fez contato com George Russell, virou de ponta cabeça se arrastando pela caixa de brita até passar a barreira de pneus e ficar preso entre a grade de proteção.

No processo, o Santo Antônio se quebrou completamente, algo que não deveria acontecer. Após investigação, a FIA concluiu que a ponta da peça afundou no asfalto, o que também ajudou na alta força horizontal e, portanto, contribuiu na falha de segurança.

Outro ponto também descoberto pelo corpo governamental foi que o atual regulamento deu brecha para que as próprias equipes homologassem seus Santo Antônio com força “agindo em um ponto inferior do que o intencional”. Com isso, o resultado é que o dispositivo resiste a forças menores do que as intencionais do regulamento.

Portanto, como consequência, a ponta agora passa a ser arredondada, o que vai trazer menos chance de a peça ‘cavar’ no solo durante um acidente. Além disso, a FIA também mudou os testes para homologação, incluindo o de levar o Santo Antônio em uma determinada direção.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon