A FIA afirmou em um comunicado, que seu sistema teve um problema durante o período do safety car virtual no final do GP da França. Guanyu Zhou parou na pista causando o VSC quando faltavam quatro voltas para o final da corrida.
Pouco antes do VSC, Sergio Perez e George Russell estavam envolvidos em uma forte disputa pelo terceiro lugar. Parecia que Perez tinha alguma vantagem, mas o VSC deu a Russell outra oportunidade. Quando o VSC está prestes a ser finalizado, uma mensagem de ‘finalização’ deve aparecer para os pilotos, e a pista deve retornar para bandeira verde em um momento aleatório dentro de um pequeno intervalo de tempo. O período final foi um pouco mais longo dessa vez. A Red Bull questionou isso depois da corrida, e a FIA confirmou que algo deu errado, porém não houve prejuízo para ninguém.
“Uma segunda mensagem de encerramento do VSC foi enviada devido a um problema de hardware, o que levou a uma troca automática para sistemas de backup, que funcionaram exatamente como deveriam nesse cenário”, disse o comunicado.
Perez não reagiu bem e, como descrito por Helmut Marko, ele foi pego ‘dormindo’, porque Russell fez a ultrapassagem quase imediatamente com uma reação muito melhor. O comunicado da FIA e sugerem que nada foi injusto. “A mesma informação é fornecida a todas as equipes simultaneamente. O tempo de contagem regressiva do VSC até a luz verde ser exibida nos painéis da pista, é sempre aleatório”, conclui o comunicado.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
