Toto Wolff, chefe da Mercedes, fez uma análise entusiasmada sobre os novos carros da Fórmula 1 para a temporada de 2026. Com as grandes mudanças nas regulamentações da categoria, os carros sofreram transformações significativas, e Wolff não poupou elogios.
Em uma conversa com a imprensa, o austríaco afirmou que não viu pontos negativos nas mudanças: “Eu não vejo pontos negativos. Não estou tentando vender algo melhor do que realmente é. Mas acho que os carros são incríveis. Eles parecem carros de Fórmula 1 novamente. Não são nem muito pequenos, nem muito grandes. Eles não são como as ‘baleias’ do passado. A estética é muito boa”, afirmou.
Uma das inovações que mais chamou a atenção de Wolff, foi o conceito do motor e o novo sistema de ‘boost’. Ele destacou a ultrapassagem de George Russell sobre Franco Colapinto durante o shakedown em Barcelona, quando a diferença de velocidade em linha reta foi de impressionantes 60 km/h: “Isso é super empolgante”, disse ele, revelando seu entusiasmo com o aumento das possibilidades de ultrapassagem.
Com a era do DRS tendo terminado no ano passado, o novo sistema de aerodinâmica ativa e o modo de ultrapassagem (boost), se tornam substitutos eficazes, e Wolff prevê mais ação nas corridas: “Vamos ver muito mais ultrapassagens. Vamos ver em lugares onde não esperaríamos”, disse ele. Além disso, o chefe da Mercedes acredita que a combinação das novas regulamentações e a inteligência tática dos pilotos, trará uma dimensão nova às corridas: “Vai haver essa dimensão adicional de direção inteligente e tática que, na minha opinião, será fácil de entender para os fãs de Fórmula 1”, acrescentou.

Ao olhar para o futuro, Wolff se mostrou otimista, afirmando que os carros de 2026 cumpriram todos os requisitos que ele esperava, sem encontrar aspectos negativos até o momento: “Até agora, não vi nada negativo e, novamente, não estou exagerando ou vendendo algo que não acredito. Para mim, até agora, preencheu todas as expectativas”, completou.
