A Williams vive um início difícil na temporada 2026 da Fórmula 1, após perder os primeiros testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona esta semana. A equipe baseada em Grove foi a única a não participar da sessão de cinco dias, na qual cada time tem permissão para rodar por três dias.
Essa ausência da Williams foi motivada por dificuldades em passar nos testes obrigatórios de segurança da FIA, o que levou à decisão de não participar do teste de abertura da temporada. Essa falha comprometeu uma parte significativa da preparação da equipe para a nova era de regulamentos da categoria, já que um terço dos testes de pré-temporada foi perdido.

Carlos Sainz e Alex Albon, pilotos da equipe, esperam que a Williams esteja presente nos testes no Bahrein no próximo mês, mas com a falta de dados dos testes em Barcelona, a equipe perdeu a oportunidade de reunir informações valiosas sobre o carro em dois circuitos distintos. Embora não tenha conseguido realizar os testes, os pilotos estão trabalhando no simulador para minimizar o impacto da ausência na Espanha e manter o desenvolvimento do carro em andamento.
