O primeiro dia oficial de testes de pré-temporada da Fórmula 1, foi realizado do nesta quarta-feira (11) no circuito de Sakhir no Bahrein, com a Williams completando o maior número de voltas entre todas as equipes. O time de Grove, que está em busca de uma base sólida para a temporada de 2026, teve um desempenho consistente, com Carlos Sainz e Alex Albon acumulando um total de 145 voltas, o equivalente a 745 quilômetros de pista.
Sainz iniciou os trabalhos pela manhã, completando 77 voltas. Após o almoço, Albon assumiu o volante e deu sequência aos testes com 68 voltas adicionais. Apesar de não haver um foco específico em tempos de volta, o desempenho de ambos os pilotos foi satisfatório, com Albon terminando em 10º lugar com o tempo de 1:37.437 e Sainz em 13º, com 1:38.221.
James Vowles, chefe da equipe, comentou sobre o bom progresso da Williams no primeiro dia de testes: “Foi um dia forte para nós em termos de quilometragem. Nosso objetivo o tempo todo foi garantir que fizéssemos o número de voltas necessárias para entender o chassi, a unidade de potência e começar a eliminar problemas. Claro, haverá muitos desafios pela frente, mas esses próximos três dias são fundamentais para estabelecer uma boa base”, afirmou Vowles.

Ele também destacou um fator que trouxe desafios inesperados, o vento: “Hoje tivemos um vento totalmente diferente de tudo o que já experimentamos aqui. Foi um vento leste-sudeste que causou alguns problemas, especialmente nas curvas 1 e 10. No geral, os comentários dos pilotos têm sido positivos, o equilíbrio do carro não parece estar muito distante, e isso sem qualquer ajuste de configuração, o que nos dá uma boa base para os próximos dias”, finalizou o chefe da Williams se mostrando satisfeito com a fase inicial dos testes.
