F1: Williams desmente rumores sobre peso excessivo do FW48

A Williams confirmou oficialmente que seu carro para a temporada 2026 da Fórmula 1, o FW48, não está ‘excessivamente pesado’, após especulações online sugerirem que o modelo poderia estar acima do limite de peso permitido pela FIA.

Essas especulações surgiram após a Williams perder o teste de shakedown coletivo em Barcelona, devido a atrasos na construção do carro e a falha em um dos testes de impacto exigidos pela FIA. Rumores também indicavam que o FW48 poderia estar 20 a 30 kg acima do peso mínimo de 768 kg para a temporada de 2026, o que afetaria severamente o desempenho do carro, equipado com o motor Mercedes.

No entanto, a Williams emitiu um comunicado oficial, desmentindo essas alegações. De acordo com o documento da equipe, o peso do FW48 é de 772,4 kg, apenas 4,4 kg acima do limite mínimo exigido. Essa margem está dentro do esperado, uma vez que equipes como a Ferrari declararam 770 kg e a Mercedes 772 kg.

F1: Williams desmente rumores sobre peso excessivo do FW48
Foto: Williams

Embora a Fórmula 1 tenha um limite de peso mínimo para os carros, que pode resultar em desqualificação imediata, se o carro for encontrado abaixo desse limite após uma sessão de classificação ou corrida, não há uma restrição superior de peso. Ou seja, equipes com carros mais pesados não serão penalizadas, mas perderão performance em comparação aos concorrentes mais leves.

James Vowles, chefe da Mercedes, comentou sobre as diferenças de peso, ressaltando que, até que os carros sejam construídos na especificação correta, é difícil fazer uma comparação precisa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.