F1: Williams analisa desafios e busca melhorias em Abu Dhabi

A Williams teve um dia de treinos livres desafiador para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, com seus pilotos destacando diferentes aspectos a serem ajustados para melhorar o desempenho no restante do final de semana. Carlos Sainz, que compartilhou suas impressões após o segundo treino livre, afirmou que a batalha pelas posições no grid está muito apertada: “Foi uma sessão extremamente apertada hoje. Acho que estamos na luta, mas parece que Haas e Sauber estão liderando o pelotão intermediário no momento”, disse ele. Sainz também destacou a surpresa com a alta degradação dos pneus durante os long runs, apontando que isso exigirá ajustes da equipe: “Ficamos bastante surpresos com a degradação dos pneus durante os long runs, então é algo para olharmos com mais atenção. Para amanhã, vamos tentar dar um passo à frente e lutar para chegar no Q3”, concluiu.

Alex Albon também teve um dia de trabalho focado em ajustar o carro. Apesar de não ter participado do TL1, o piloto comentou sobre a alta degradação dos pneus, o que pode impactar a estratégia para a corrida: “Não foi um dia ruim, mas houve pequenas dificuldades por toda parte. Fiz apenas uma sessão hoje, mas o carro parece razoavelmente bom. A degradação dos pneus é muito maior do que todos esperávamos, o que vai tornar o domingo interessante, pois antes, era uma corrida de apenas uma parada, e agora não é mais”, afirmou Albon. O piloto também comentou sobre a dificuldade de encontrar aderência na frente do carro: “Há muita aderência por lá, mas a frente está escorregando, e todo mundo está gastando os pneus dianteiros”, detalhou. Albon destacou a competitividade do grid e a importância de uma boa sessão de TL3 para seguir com o foco em alcançar o Q3 na sessão de classificação: “Está muito apertado, acho que meio segundo faz diferença em praticamente todo o pelotão agora. Vai ser tudo muito apertado, mas está sendo divertido e empolgante”, acrescentou.

F1 2025, Fórmula 1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina
Foto: XPB Images

Luke Browning, que também teve uma oportunidade no carro no TL1, comentou sobre sua experiência na Fórmula 1, destacando a dificuldade de alternar entre F1 e F2 no mesmo final de semana: “No geral, foi uma sessão de TL1 muito positiva e foi ótimo acumular mais quilometragem em um carro de F1. Sempre é um desafio a mais trocar entre F1 e F2 no mesmo dia, mas estou gostando de estar lá na pista e aprendendo como o carro de F1 atual funciona”, afirmou Browning. O piloto britânico também se preparou para seu foco na F2, enquanto aguardava sua última chance de pilotar o FW47 no teste pós-temporada, na próxima semana: “Agora meu foco está de volta na F2, já que estamos fechando esta temporada, antes de ter minha última oportunidade de pilotar o FW47 este ano no teste pós-temporada”, finalizou.

A Williams segue trabalhando nos ajustes necessários para melhorar a performance, com um foco específico em otimizar a degradação dos pneus e garantir o máximo desempenho nas sessões restantes em Abu Dhabi.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.