F1: Wheatley elogia progresso da Sauber e projeta futuro promissor com a Audi

Jonathan Wheatley, chefe da Sauber, destacou o progresso da equipe na temporada 2025 da Fórmula 1, mas afirmou que ainda não está satisfeito com os resultados. A equipe suíça, que passará a se chamar Audi a partir de 2026, já soma 55 pontos no campeonato de construtores, ocupando a oitava posição, após ter marcado apenas quatro pontos em toda a temporada passada.

“Estou muito feliz com a forma como a equipe está progredindo. O processo interno de evolução contínua, que não se vê em tempo de volta, tem feito diferença. A comunicação, todos os detalhes que você precisa acertar em um final de semana de corrida, estão funcionando cada vez melhor”, disse Wheatley no final de semana em Baku. “Estou sempre me perguntando isso todos os dias. Nunca estou satisfeito”, completou em tom bem-humorado.

O dirigente também elogiou a reação da equipe após o problema que impediu Nico Hulkenberg de largar no GP da Itália: “Foi excepcional, tão bom quanto já vi em qualquer outra equipe, sinceramente. O trabalho do Mattia (Binotto), que já colocou muitas coisas em prática, está começando a dar frutos, e é isso que vocês veem na pista em termos de desempenho do carro”, disse ele.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

Até o momento, o ponto alto da temporada da Sauber foi o terceiro lugar de Hulkenberg no GP da Inglaterra, que foi o primeiro pódio do experiente piloto alemão na Fórmula 1, depois de 239 largadas. Apesar de tanto Hulkenberg quanto o brasileiro Gabriel Bortoleto, terem ficado fora da zona de pontuação no Azerbaijão, Wheatley preferiu destacar os aspectos positivos.

“Estamos levando coisas boas de Baku. Tivemos dois carros confiáveis, os pilotos extraíram o máximo possível, vimos boas ultrapassagens de ambos e o trabalho da equipe de boxes foi excelente. Acho até que tivemos o pit stop mais rápido de todos os tempos com Nico. Sempre há pontos positivos para construir”, finalizou de forma otimista o chefe da Sauber.

Com a chegada da Audi em 2026, a Sauber vive um momento de transição marcado por consistência e evolução, mostrando sinais claros de que pode se consolidar como uma força mais competitiva no pelotão intermediário.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.