F1: Wheatley confirma integração de chassi e motor da Audi em dezembro

Jonathan Wheatley, chefe da Sauber, que se tornará equipe oficial da Audi a partir da temporada 2026 da Fórmula 1, afirmou que o foco atual do projeto é a confiabilidade do motor que equipará o carro de estreia da marca alemã na categoria. O dirigente, que assumiu o comando da equipe em abril, após longa trajetória na Red Bull Racing, afirmou que a união entre chassi e unidade de potência está prevista para dezembro deste ano.

“É um período extremamente ocupado para todas as equipes de Fórmula 1, e naturalmente todos já estão voltados para 2026”, disse Wheatley durante o final de semana do GP do Azerbaijão. “Estamos dentro do cronograma do nosso programa de dinamômetro. O motor já está no dyno há algum tempo. O foco agora é na confiabilidade porque estaremos colocando o carro para rodar em um período incrivelmente curto.”

O dirigente destacou ainda que a integração das áreas técnicas avança de forma gradual: “É um momento empolgante no projeto Audi F1, obviamente unindo chassi e trem de força pela primeira vez em dezembro. Nosso programa de simulador também começa a se inclinar para 2026. Mas acho que em ambos os casos ainda é um pouco cedo para falar de desempenho, que talvez fosse a sua próxima pergunta. E claro, só saberemos mesmo na primeira sessão de classificação e na primeira corrida em Melbourne”, disse ele.

F1: Wheatley confirma integração de chassi e motor da Audi em dezembro
Foto: XPB Images

A Audi finalizou este ano a aquisição completa da Sauber, baseada na Suíça, e será uma das cinco fabricantes de unidades de potência em 2026, ao lado de Mercedes, Ferrari, Honda e Red Bull Powertrains-Ford. Para reforçar seu projeto, a marca contratou Mattia Binotto, ex-chefe de equipe na Ferrari e especialista em desenvolvimento de motores, para atuar como diretor de operações e técnico.

Sob o comando de Wheatley, a Sauber já mostra sinais de evolução. Após terminar o campeonato de construtores em 2024 na última posição com apenas quatro pontos marcados, o time ocupa atualmente o oitavo lugar em 2025, a sete pontos da Aston Martin, e conquistou seu primeiro pódio desde 2012, com Nico Hulkenberg em terceiro no GP da Inglaterra, em Silverstone.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.