Às vésperas do GP de Las Vegas, que inaugura a rodada tripla final da temporada 2025 da Fórmula 1, Oscar Piastri vive aquilo que Mark Webber, seu agente, define como uma “jornada incrível” e, ao mesmo tempo, “praticamente sem precedentes”. O australiano da McLaren tenta retomar o rumo após uma fase difícil e recuperar a disputa direta pelo título, que agora está pendendo para Lando Norris.
Ao Channel 4, Webber comparou Piastri a Lewis Hamilton, que disputou o título já em 2007: “Lutar por um título no terceiro ano é praticamente sem precedentes… Acho que foi o Lewis. Não houve muitas pessoas que fizeram isso tão cedo.” Segundo ele, o desafio é equilibrar ambição e calma: “É entender os limites sem colocar muita pressão.”

O ex-piloto também comparou o momento atual do australiano ao que viveu quando disputava o título contra Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Jenson Button. Hoje, diz ele, o desafio é diferente: “Acredite ou não, era quase mais fácil quando eu estava no carro… Agora, à distância com o Oscar, é surreal vê-lo no terceiro ano lutando por um título mundial tão rapidamente.”
Piastri chega à reta final pressionado: cinco corridas sem pódio transformaram uma liderança de 34 pontos em um déficit de 24 para Norris, faltando três etapas. Verstappen aparece 49 pontos atrás do líder.Webber afirma que o momento exige resposta imediata:
“Bem, fazê-lo reagir… Não acho que ele esteja com baixa motivação. Ele teve uma fase difícil, mas isso é uma questão de caráter, sobre encontrar aquelas motivações profundas que você precisa neste momento para voltar. Este é seu terceiro ano na F1, então ele tem que encontrar esse caráter para voltar”, concluiu ele.
O GP de Las Vegas acontece neste final de semana, de 20 a 23 de novembro.
