James Vowles, chefe da Williams, elogiou o desempenho de Carlos Sainz no GP do Azerbaijão de Fórmula 1, mas alertou que a equipe deve encontrar dificuldades na próxima etapa, em Singapura. O dirigente destacou que o pódio conquistado em Baku pelo piloto espanhol, o primeiro da equipe em um GP desde 2017, foi fruto de mérito próprio, mas não garante repetição imediata do resultado.
“Acho que mostramos durante toda a temporada que podemos brigar pelos pontos em praticamente qualquer lugar, com algumas exceções”, disse Vowles ao C4 após a prova. “Acho que Singapura vai ser complicado. Fui aberto e honesto sobre isso o tempo todo, mas depois desse ponto temos algumas corridas muito boas pela frente.”
Sainz viveu um final de semana limpo em Baku, com voltas muito boas na sessão de classificação, e ritmo consistente na corrida para garantir o terceiro lugar. Para Vowles, o resultado traz motivação e confiança para o espanhol: “Acho que é extremamente importante. Existe um impulso positivo, e acredito nisso. Para Carlos, isso dá uma base, um degrau. Você vai ver um salto no passo dele nas próximas corridas”, disse ele.
O chefe da Williams destacou que o pódio não veio por sorte, mas pelo desempenho real do carro e da equipe: “Você viu que o ritmo do carro estava realmente bom em uma circunstância, não tão bom quanto o da Mercedes, mas em uma posição nada ruim, o que nos rendeu esse pódio”.

Ex-diretor de estratégia da Mercedes, Vowles reconheceu que já viveu diversos pódios na carreira, mas disse que o de Baku, ‘vai ficar para sempre’ por ter sido conquistado com uma equipe que nos últimos anos esteve no fundo do grid: “Carlos não errou em nenhum momento, teve uma pilotagem excepcional do começo ao fim. Foi brilhante de assistir”, acrescentou.
O dirigente afirmou ainda que mal pode esperar para levar o troféu para a fábrica: “Vai ser o agradecimento para as 1.000 pessoas que dedicam suas vidas a mim e a esta equipe”, completou.
Após Singapura, a Fórmula 1 segue para o Circuito das Américas, o Autódromo Hermanos Rodríguez, Interlagos e uma rodada tripla final com as provas em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi.
