F1: Vowles comenta críticas e defende novas regras de 2026

James Vowles, chefe da Williams, defendeu as novas regulamentações da Fórmula 1 que entrarão em vigor em 2026, após diversas críticas feitas por alguns pilotos. A principal alegação de Vowles é que as queixas sobre os carros da próxima temporada são precipitadas, pois os pilotos ainda não se acostumaram totalmente com as mudanças, que já estão sendo testadas no simulador.

A principal modificação será a mudança no chassi e nos motores, com um aumento significativo na potência elétrica, que poderá representar quase 50% da potência total dos carros. A reação inicial dos pilotos, incluindo Charles Leclerc, Alex Albon e Carlos Sainz, foi negativa, com Leclerc descrevendo o modelo 2026 da Ferrari como ‘não sendo o carro mais agradável que já pilotou no simulador’. No entanto, Vowles acredita que essas críticas são prematuras.

O chefe da Williams afirmou que, em sua equipe, os pilotos de simulador começaram com dificuldades, mas com o tempo, se adaptaram: “Na primeira vez que qualquer um dos nossos pilotos de simulador pilotou os carros com as regras de 2026, foi difícil, porque há uma mudança completa em certos aspectos de como se pilota. Mas na quarta vez, já não havia mais reclamações, simplesmente se tornou o normal”, disse ele.

F1 2024, Fórmula 1, GP da Hungria, Budapeste, Hungaoring
Foto: XPB Images

Vowles também comentou sobre as preocupações em relação ao aumento da complexidade das regras e ao maior foco no MGU (unidade de recuperação de energia). Ele acredita que a diversidade nas velocidades máximas poderia, na verdade, melhorar as ultrapassagens: “Acho que você vai ver diferenças muito maiores nas velocidades em linha reta, o que a meu ver, pode até ajudar nas ultrapassagens”, acrescentou.

Apesar das críticas, Vowles reconheceu que ainda há ajustes a serem feitos nas novas regras e acredita que a carga de trabalho dos pilotos precisa ser reduzida: “Temos mais seis meses para trabalhar nisso e estou confiante de que podemos melhorar a situação”, concluiu o chefe da Williams.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.