F1: Votação sobre mudanças nas regras de motor deve ocorrer em breve

A Fórmula 1 está prestes a realizar uma votação importante sobre uma possível mudança no regulamento que envolve a medição da razão de compressão dos motores, com o foco em uma polêmica envolvendo a Mercedes. A disputa surgiu após a revelação de que a unidade de potência da Mercedes poderia, ao operar em altas temperaturas, atingir uma razão de compressão de 18:1, ultrapassando o limite atual de 16:1 estipulado pelas regras.

No momento, as regras da F1 estabelecem que a medição da razão de compressão seja feita em temperaturas ambientes. Contudo, com o uso de metais que se expandem com o calor, a unidade de potência da Mercedes poderia superar esse limite na pista, proporcionando uma vantagem de aproximadamente 0,3 segundos por volta, como observado em circuitos como o de Albert Park, na Austrália.

Nesta quarta-feira (18), já durante a segunda semana de testes no Bahrein, uma reunião do Comitê Consultivo de Unidades de Potência (PUAC) ocorreu, envolvendo representantes de Mercedes HPP, Red Bull Powertrains-Ford, Ferrari, Audi, Honda, além da FIA e da Fórmula 1 Management (FOM). A proposta apresentada na reunião sugere que, a partir de 1º de agosto de 2026, a conformidade com as regras de compressão seja verificada não apenas em temperatura ambiente, mas também a 130°C, temperatura de operação representativa dos motores.

FIA logo
Foto: XPB Images

Para que a mudança nas regras seja aprovada, será necessário obter uma supermaioria, com pelo menos quatro equipes a favor, além do apoio da FIA e da FOM. No momento, a Ferrari, Audi, Red Bull e Honda são favoráveis à alteração, enquanto a Mercedes se posiciona contra. A FIA e a FOM ainda não divulgaram suas posições oficialmente.

A votação deve ser realizada nos próximos dias e, se aprovada, qualquer modificação nos regulamentos técnicos da F1 precisará ser ratificada formalmente pelo Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC). O resultado dessa votação, que pode ter um grande impacto no equilíbrio das equipes, será conhecido em breve, possivelmente dentro de dez dias.