F1: Villeneuve não acredita em vantagem da Mercedes com motores de 2026

Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, expressou ceticismo em relação aos rumores que sugerem que a Mercedes terá uma vantagem significativa com os novos motores que serão introduzidos em 2026. As novas regulamentações técnicas da F1 trarão mudanças consideráveis, incluindo motores mais eletrificados e com um design mais simples, além do uso de combustíveis sustentáveis.

Embora a Mercedes tenha dominado o início da última mudança nas regulamentações de motores, quando seus rivais levaram mais de quatro anos para alcançar um desempenho próximo ao da equipe de Brackley, Villeneuve acredita que o cenário será diferente dessa vez. O canadense afirma que os outros fabricantes de motores não serão ‘pegos de surpresa’ da mesma forma que aconteceu anteriormente.

Naquela época, a Mercedes iniciou o desenvolvimento de seu motor híbrido vários anos antes de seus concorrentes, enquanto Ferrari e Red Bull Racing enfrentaram dificuldades, como falhas de design e falta de investimentos. Mas agora, com a experiência adquirida, Villeneuve não vê razão para que a Mercedes tenha novamente uma vantagem tão grande.

F1: Villeneuve não acredita em vantagem da Mercedes com motores de 2026
Foto: XPB Images

“Os rumores sobre o motor da Mercedes ser o melhor, se baseiam no que aconteceu no início da era híbrida, quando a Mercedes chegou com uma vantagem de cinco anos sobre todos os outros”, afirmou Villeneuve. “Agora, todos os fabricantes entendem melhor esse tipo de unidade de potência. Eles já têm uma boa base, então por que a Mercedes seria capaz de dar outro salto à frente?”, questionou.

Embora a Mercedes possa ter um motor forte em 2026, Villeneuve destaca que, no momento, tudo não passa de especulação, já que ninguém sabe ao certo o que está sendo desenvolvido no departamento de design de nenhuma das equipes da categoria. A concorrência será grande, e nenhum fabricante de motor deve ser subestimado na luta pela produção da melhor unidade de potência para 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.