Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, acredita que Oscar Piastri deve deixar para trás a decepção de perder o título de pilotos na temporada 2025, e chegar na temporada de 2026 como um ‘homem completamente novo’. O australiano, que liderou o campeonato em boa parte da temporada, acabou ficando treze pontos atrás do campeão, Lando Norris, com Max Verstappen em segundo, após um final de campeonato marcado por perdas de desempenho e resultados abaixo das expectativas.
Após vencer o GP da Holanda, Piastri chegou às últimas nove corridas do ano com uma vantagem confortável de trinta e quatro pontos sobre Norris, enquanto Verstappen estava a setenta pontos atrás. No entanto, uma queda de desempenho do australiano, que culminou em um fim de semana caótico no GP do Azerbaijão e corridas decepcionantes em Austin, Cidade do México e São Paulo, fez com que o piloto da McLaren perdesse sua vantagem e fosse superado pelos adversários.
Para Villeneuve, o momento mais difícil para Piastri não foi a derrota em si, mas sim o fato de ele saber que teve o título nas mãos, mas não conseguiu concretizá-lo. O ex-piloto comentou que, embora seja difícil para qualquer piloto perder um campeonato, Piastri provavelmente sentirá ainda mais o impacto, pois ele terminou em terceiro lugar, atrás de Max Verstappen, ao invés de conseguir a vice-liderança.

Villeneuve destacou que Piastri precisará ser duro mentalmente para superar a perda do título: “Por fora, tudo parece bonito e amigável, mas é um mundo muito difícil”, disse o canadense. Ele também afirmou que a principal lição para o piloto da McLaren é a importância de ser resiliente, e de não permitir que a derrota o afetasse no futuro.
O ex-piloto também sugeriu que Piastri aproveite o período de intervalo entre as temporadas, para refletir e voltar para 2026 com uma mentalidade renovada: “Espero que, ao voltar para o primeiro teste de pré-temporada, Piastri seja um homem completamente novo, esquecendo completamente este ano. Ele precisa começar do zero”, finalizou Villeneuve.
