F1: Villeneuve destaca mudança na atitude de Norris para conquista do título

Jacques Villeneuve acredita que a transformação na atitude de Lando Norris, foi o principal fator que levou o britânico à conquista do título de pilotos na temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto da McLaren superou Max Verstappen da Red Bull Racing, por apenas dois pontos, desbancando o vencedor de 71 corridas e se tornando o novo campeão da categoria.

O ex-piloto e campeão na F1 em 1997, destacou a mudança no comportamento de Norris ao longo da temporada, que deixou de se autocriticar excessivamente, algo que, segundo Villeneuve, foi fundamental para sua recuperação no campeonato. Após um abandono precoce no GP da Holanda, a primeira corrida após as férias da categoria, Norris estava 34 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. No entanto, o britânico conseguiu uma recuperação impressionante nas últimas nove corridas, superando Piastri por 47 pontos nesse período.

Villeneuve elogiou a performance de Norris na reta final da temporada, mas destacou que a chave para o sucesso a longo prazo, está em manter um nível de consistência ao longo de toda a temporada. Durante a primeira metade do campeonato, Piastri se mostrou mais consistente, cometendo menos erros e tomando a dianteira na disputa. Porém, à medida que a temporada avançava, Norris ajustou seu foco e foi capaz de manter uma performance superior.

“Norris tem bastante experiência na F1, refinou sua habilidade, e no final da temporada, ele pilotou como fez no final da temporada passada. Esse é o nível dele”, comentou Villeneuve. “O que ele precisa trabalhar, é em manter esse nível o ano todo, durante as 24 corridas”.

F1: Villeneuve destaca mudança na atitude de Norris para conquista do título
Foto: XPB Images

No passado, Norris foi frequentemente criticado por sua sinceridade excessiva nas entrevistas, o que às vezes era interpretado como uma fraqueza mental. Contudo, Villeneuve observou uma mudança notável no comportamento do britânico e destacou que, enquanto no início da temporada Norris se autocriticava demais, isso mudou na segunda metade do ano, quando ele parou de se desculpar e passou a focar no que precisava ser feito.

“Ele parou de se desculpar por algumas coisas e realmente se concentrou no que precisava ser feito. Assim que ele ficou na liderança do campeonato e quando as coisas começaram a piorar, a luta passou a ser contra Max”, finalizou o canadense.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.