F1: Villeneuve defende escolha de piloto número 1 na McLaren

Jacques Villeneuve acredita que a McLaren precisa tomar uma decisão e escolhe entre Oscar Piastri ou Lando Norris como seu piloto principal na disputa pelo título de 2025. Em entrevista à OLBG, o campeão de 1997 disse que o avanço de Max Verstappen no campeonato exige uma hierarquia clara dentro da equipe britânica.

Verstappen agora está a apenas 69 pontos de Piastri na classificação geral, o que reacendeu sua campanha em busca do tetracampeonato A consistência do holandês, somada aos erros pontuais dos pilotos da McLaren e da própria equipe, aumentou a pressão sobre o time de Woking.

“A coisa difícil para Norris é que, se Verstappen se aproximar cada vez mais, a equipe terá que começar a favorecer Piastri”, afirmou Villeneuve. “Ele [Piastri] terá então que se tornar o número um.”

Segundo Villeneuve, a McLaren não pode mais manter as “papaya rules”, que prezam pela igualdade entre seus dois pilotos. “Acima de tudo, estamos então falando de uma disputa de título entre duas equipes diferentes. Promete ser uma batalha difícil, já que estamos falando do melhor piloto do mundo”, destacou.

Qualifying top three in parc ferme (L to R): Lando Norris (GBR) McLaren, second; Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing, pole position; Oscar Piastri (AUS) McLaren, third.
Foto: XPB Images

“A Red Bull mudou o jogo e está entregando grandes performances sob pressão”, elogiou o canadense. “Eles são verdadeiros lutadores. No ano passado, a McLaren mostrou que ainda não são isso, e isso é reconhecido internamente.”

A situação atual também inverte os papéis tradicionais no campeonato. Em vez de liderar e ser o alvo, Verstappen agora persegue: “Ele está nos calcanhares da McLaren, sabe exatamente onde eles estão e para onde precisa ir”, explicou. “Isso facilita. Mas quando você está na frente, não consegue ver o que está acontecendo atrás de você. Às vezes você é tentado a olhar para trás, mas não pode se dar a esse luxo.”

Para Villeneuve, a pressão psicológica sobre Norris pode se intensificar. “Norris está em um dilema”, comentou. “A vitória de Max no Azerbaijão realmente o colocou de volta na corrida pelo título, e ele não é alguém que sucumbe sob pressão. Verstappen vai realmente aumentar a pressão para ambos os pilotos da McLaren”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.