Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, contestou a ideia de que a Red Bull Racing projeta seus carros exclusivamente para atender Max Verstappen, em detrimento de seus companheiros de equipe. Em participação no podcast High Performance, o canadense afirmou que essa percepção ignora o papel ativo do holandês no desenvolvimento do carro.
“Com a Red Bull, todo mundo vem dizendo: ‘Ah, mas o carro é feito para o Max, coitado do segundo piloto’. Na verdade, não. Max está trabalhando nisso, tornando o carro melhor”, afirmou Villeneuve.
Segundo o canadense, a diferença de desempenho ao longo da temporada costuma aumentar porque Verstappen consegue entender e extrair mais do carro conforme o desenvolvimento avança. Isso faz com que seus companheiros aparentem piora de rendimento, quando, na visão de Villeneuve, o que acontece é o contrário: “Se você é incapaz de pilotar o carro ou de entender qual é o problema durante a temporada, você vai acabar andando mais devagar, não porque você seja realmente mais lento, mas porque o Max vai ficar mais rápido”, disse ele.
Villeneuve acrescentou que, nesse cenário, a equipe naturalmente passa a trabalhar com o feedback de Verstappen: “Isso acontece porque você é incapaz de compreender o que está acontecendo com o carro. Então, obviamente, eles vão trabalhar com Max, e o carro vai acabar ficando impossível de pilotar para você”, acrescentou.

O ex-piloto citou diretamente Sergio Perez, antigo companheiro de Verstappen na Red Bull, como exemplo dessa situação: “Nós vimos isso com o Perez todos os anos. Eles começavam a temporada no mesmo nível, e depois era isso. Perez não ficava mais lento, Max é que ficava cada vez mais rápido. Muito simples, porque ele conseguia realmente compreender o que estava acontecendo com o carro”, completou.
As declarações surgem após Perez afirmar que a Red Bull é uma equipe muito bem adaptada para Verstappen, sugerindo que qualquer piloto que chegue ao time, está destinado a enfrentar dificuldades ao dividir a garagem com o holandês.
