Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, afirmou que ainda não descarta Max Verstappen da disputa pelo título este ano, mesmo após a surpreendente eliminação do holandês no Q1 do GP de São Paulo. O canadense destacou o caráter imprevisível da corrida em Interlagos e lembrou que o campeonato ainda não está decidido.
“Não, nunca está acabado. É uma corrida caótica aqui”, disse Villeneuve em entrevista à F1TV. “Ainda há outras provas, e Las Vegas também é uma corrida imprevisível, mas essa é uma tendência com a qual ele precisa tomar cuidado.”
A Red Bull Racing teve um final de semana difícil em Interlagos até o momento, lutando para encontrar o acerto ideal do RB21. Tanto Verstappen quanto Yuki Tsunoda ficaram fora já na primeira parte da sessão de classificação, com o holandês em 16º e o japonês em 19º. Foi a primeira vez na carreira de Verstappen que ele foi eliminado no Q1 por pura falta de desempenho.
Villeneuve destacou que a situação é consequência direta do isolamento de Verstappen dentro da equipe: “Ele disse que mudou o carro e isso o deixou pior, é a segunda corrida consecutiva que isso acontece. Mas esse é o preço de não ter um companheiro de equipe. Ele está sozinho desenvolvendo o carro, tentando levá-lo adiante, e isso é algo muito difícil”, afirmou.
O ex-piloto ainda acrescentou: “Se o seu companheiro faz o carro ou a equipe andar mais devagar, você paga um preço muito alto por isso”, acrescentou Villeneuve.

De acordo com informações, os mecânicos da Red Bull trabalharam no carro de Verstappen até tarde após a sessão de classificação. Com isso, a equipe fez modificações no carro fora do horário permitido pelo regulamento, e o piloto holandês terá que largar do pit lane. Isso, porém, abriria a possibilidade de ajustes mais drásticos e até da troca de componentes da unidade de potência, o que pode favorecer Verstappen nas corridas restantes.
Com uma previsão de chuva leve a moderada para a corrida deste domingo, Villeneuve acredita que o cenário caótico de Interlagos pode beneficiar o holandês.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
