O atual campeão mundial de F1, Max Verstappen, foi flagrado em um vídeo dirigindo acima do limite de velocidade em uma seção da rodovia Nice Nord, próxima a Monte Carlo. O vídeo, que foi postado no Instagram por um amigo próximo de Verstappen, Mark Cox, mostrou o piloto holandês ao volante de um Aston Martin Valkyrie, dirigindo a uma velocidade de 124 km/h em uma seção onde o limite é de 90 km/h.
O vídeo de 20 segundos, que já acumulou mais de um milhão e meio de visualizações, foi filmado no túnel Canta-Galet, com o painel de controle do carro registrando a velocidade acima do limite. Além do excesso de velocidade, Verstappen também foi visto usando um headset fornecido pela Aston Martin e dirigindo na faixa da esquerda, ambos potencialmente considerados infrações pela Gendarmerie francesa.
A ação imprudente do piloto levou a críticas por parte dos usuários das redes sociais, com comentários condenando sua atitude, chamando-o de “irresponsável” e acusando-o de “colocar a si mesmo e aos outros motoristas em perigo”. Algumas declarações ainda foram mais longe, com um usuário declarando que Verstappen estava sendo “um idiota” e que tinha “muito dinheiro, mas nenhum juízo”.
Embora ainda não esteja claro se as autoridades francesas irão intervir no incidente, existe a possibilidade de que o vídeo possa chamar a atenção da FIA. Como órgão regulador da F1, a FIA tem um foco significativo na segurança no trânsito e em reforçar a mensagem de “manter a corrida em seu lugar”.
Even during summer break Max is driving a Newey spaceship😭 pic.twitter.com/9qAMW0agSB
— Enzo (@Aperta) August 19, 2023
O incidente com Verstappen ocorre poucos dias depois de um acidente envolvendo um Pagani Zonda, famoso por ter sido propriedade de Lewis Hamilton. O motorista saiu ileso, mas o carro foi gravemente danificado após perder o controle e colidir com as paredes de um túnel no Reino Unido.
Esta situação traz à tona a importância da responsabilidade dos pilotos profissionais fora das pistas e o exemplo que eles definem para os fãs e para o público em geral. A F1 e seus pilotos são frequentemente vistos como embaixadores da segurança no trânsito, e esse incidente pode gerar conversas adicionais sobre a adesão a esses princípios.
Continue acompanhando o F1Mania.net para mais informações sobre este incidente e outras notícias atualizadas do mundo do automobilismo.