A Williams anunciou que Victor Martins, graduado de sua academia de pilotos, foi promovido para o cargo de piloto de testes e desenvolvimento para a temporada 2026 da Fórmula 1. O francês já tem uma bagagem de vitórias e conquistas significativas, incluindo o título de campeão na Fórmula Renault Eurocup em 2020, o campeonato da FIA de Fórmula 3 em 2022 e o prêmio de melhor estreante na temporada de 2023 na Fórmula 2.
Durante suas três temporadas na Fórmula 2, Martins se destacou ao conquistar várias vitórias, sendo a mais recente delas na corrida principal do GP do Catar em 2025, onde teve uma atuação dominante, largando da pole position e garantindo a vitória. Em relação à sua nova função na Williams, o piloto se mostrou empolgado: “A Williams é uma equipe icônica com uma história incrível, e estou animado em fazer parte do projeto de trazer a equipe de volta à frente do grid. Já tive a experiência de trabalhar com Alex (Albon) e Carlos (Sainz) durante os finais de semana de corrida, e estou ansioso para continuar esse trabalho com a equipe em 2026. Agradeço ao James Vowles, Sven e a todos na Williams pela oportunidade”.
Martins agora deu o próximo passo em sua carreira ao ser promovido para a função de piloto de testes e desenvolvimento da Williams, ao lado de Oliver Turvey e Harrison Scott. Seu trabalho será focado no avanço dos programas de desenvolvimento da equipe, visando apoiar os pilotos titulares, Albon e Sainz, em um ano de mudanças significativas nas regulamentações técnicas da Fórmula 1. Entre suas responsabilidades, Martins estará envolvido na evolução do simulador ‘Driver-In-Loop’ (DIL) de última geração da Williams, uma das apostas da equipe para se preparar para os desafios futuros. Esse simulador foi implementado no final de 2025, como parte do plano contínuo da Williams de investir em pessoas, tecnologia e infraestrutura necessárias para vencer campeonatos na F1 no futuro.

Sven Smeets, diretor esportivo da Williams, comentou sobre a promoção de Martins: “Estamos felizes em dar as boas-vindas ao Victor em seu novo papel como Piloto de Testes e Desenvolvimento em 2026. Ele é um piloto talentoso que tem dado orientações e feedbacks valiosos para a equipe, melhorando nosso desempenho na pista e apoiando Alex e Carlos ao longo da temporada de 2025. Sua experiência recente ao pilotar o FW47 no TL1 em Barcelona e seu apoio no programa TPC (Testes de Carros Anteriores), lhe dão o contexto real necessário para fazer um impacto significativo no desenvolvimento do FW48 e nos futuros programas de carros”, completou.
Com essa nova fase na Williams, Martins estará diretamente envolvido no processo de evolução da equipe, com o objetivo de colocar a Williams de volta às primeiras posições no grid da Fórmula 1.
