O dia 12 de janeiro ficará marcado na carreira do francês Victor Martins, que foi promovido pela Williams a piloto de testes e desenvolvimento na Fórmula 1 e, simultaneamente, anunciado como novo integrante da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
Integrante da Williams Driver Academy desde o ano passado, Martins ganhou espaço na estrutura liderada por James Vowles. Para a próxima temporada, ele atuará ao lado de Oliver Turvey e Scott Harrison em uma função estratégica, voltada ao desenvolvimento técnico da equipe.
Segundo a Williams, o trio “desempenhará um papel crucial no avanço dos programas de desenvolvimento da equipe para apoiar nossos pilotos de F1, Alex Albon e Carlos Sainz, enquanto o esporte passa por uma mudança sem precedentes nos regulamentos técnicos”. Entre as atribuições está o trabalho no novo simulador do time, que entrou em operação no fim do ano passado.

Sobre a nova fase, o francês destacou o desafio. “A Williams é uma equipe icônica com uma história incrível, e estou animado por fazer parte do projeto para trazer esta equipe de volta à frente do grid”, afirmou. Martins também ressaltou o relacionamento com os pilotos titulares: “Já tenho experiência trabalhando com Alex e Carlos durante os fins de semana de corrida, e estou ansioso para continuar este trabalho com a equipe em 2026.” Ele completou agradecendo à liderança da escuderia: “Agradeço a James Vowles, Sven [Smeets, Diretor Esportivo] e a todos na Williams pela oportunidade.”
Além do novo cargo na Fórmula 1, Martins também garantiu um lugar no grid do WEC (Mundial de Endurance). A Alpine o contratou para preencher uma vaga aberta após a saída de Mick Schumacher, que seguiu para a IndyCar. O francês pilotará o A424 e fará parte de um elenco que inclui Frédéric Makowiecki, Jules Gounon, Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e o destaque da Fórmula E, Antonio Felix da Costa.
