F1: Verstappen revela esforço extremo para vencer a Sprint na Bélgica

A Fórmula 1 viveu uma Sprint intensa neste sábado no circuito de Spa-Francorchamps, e Max Verstappen revelou depois da prova que precisou se esforçar como poucas vezes para segurar a pressão de Oscar Piastri. O piloto da Red Bull largou em segundo, mas assumiu a liderança logo na primeira volta e precisou defender a posição até o fim das 15 voltas, garantindo a vitória na primeira corrida curta da equipe desde a saída de Christian Horner.

Verstappen aproveitou a vantagem do acerto aerodinâmico com asa traseira de baixo arrasto para superar o pole position Oscar Piastri na longa reta de Kemmel, ainda na volta inicial. A partir daí, o australiano da McLaren passou a pressioná-lo constantemente, sempre dentro da zona de DRS, sem dar margem para erros.

O momento mais crítico aconteceu na volta 10, quando Verstappen escapou na freada da última chicane. O erro deu a Piastri a chance de atacar na abertura da volta seguinte, após passar mais próximo em La Source e manter a pressão na subida de Eau Rouge e Raidillon. No entanto, a maior velocidade final da Red Bull foi determinante para manter a liderança.

Após cruzar a linha de chegada, o bicampeão comentou a estratégia que adotou para resistir à pressão de Piastri ao longo da Sprint: “Foi muito bem executado. Eu sabia que aquela era a única chance que ele teria, então depois foi uma corrida de gato e rato, controlando o uso do DRS, da bateria e cuidando para não cometer erros. Ele esteve a menos de um segundo o tempo todo e isso exigiu um nível de concentração muito alto”.

F1: Verstappen revela esforço extremo para vencer a Sprint na Bélgica
Foto: Red Bull Content Pool

Verstappen destacou que a vitória exigiu mais do que um ritmo consistente, obrigando-o a ir além do limite: “Você precisa pilotar acima do que acha possível. Esquece qualquer cuidado com os pneus, foram 15 voltas como se fosse uma classificação, só pensando em não deixar eles se aproximarem. Não foi nada fácil, mas conseguimos segurar”.

O holandês reforçou que não houve espaço para relaxar em nenhum momento. “Teve um pequeno bloqueio de freio na última curva, mas fora isso, foi uma prova perfeita para manter eles atrás. Em Spa, qualquer erro pode custar caro. É uma Sprint, mas a vitória conta e havia muitos olhos no retrovisor”, completou.

Agora, Verstappen volta a se concentrar na classificação que definirá o grid para a corrida de domingo do Grande Prêmio da Bélgica. Ele deixou no ar algumas opções estratégicas para tentar repetir o bom desempenho da Sprint também na prova principal: “Temos algumas ideias do que queremos fazer para estar o mais perto possível. Vamos ver”.

Com a vitória, Verstappen soma pontos importantes na disputa do campeonato e mostra que a Red Bull, mesmo em meio às mudanças internas, ainda é forte adversária da McLaren. Piastri terminou em segundo, mostrando grande competitividade, enquanto Lando Norris, companheiro do australiano, fechou a Sprint na terceira posição.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.