F1: Verstappen precisa de vitória para conquistar título em Abu Dhabi

A disputa pelo título na temporada 2025 da Fórmula 1, chega ao seu auge no GP de Abu Dhabi no próximo final de semana, com Max Verstappen ainda na luta após uma impressionante vitória no GP do Catar neste domingo (30). Mesmo sendo considerado por muitos como um candidato improvável para o título, o piloto da Red Bull Racing se manteve na briga graças ao triunfo em Lusail, onde superou Oscar Piastri, que terminou em segundo, e Lando Norris, que ficou apenas em quarto, muito em consequência de uma decisão bastante equivocada da McLaren, ao não parar seus dois carros no período de safety car, no início da prova.

Com a vitória no Catar, Verstappen diminuiu a diferença para Norris, que segue liderando o campeonato com 408 pontos, enquanto o holandês tem 396 e Piastri vem em terceiro com 392 pontos.

Para garantir o título, Verstappen precisa superar Norris por 12 pontos no GP de Abu Dhabi. Caso vença a corrida, ele dependerá de Norris não terminar no pódio, ou pelo menos, não ficar em segundo. Caso Verstappen termine em quarto, com 12 pontos, Norris manteria a liderança do campeonato devido ao critério de desempate por número de segundos lugares (o britânico tem 8 contra 5 de Verstappen), apesar de ambos estarem empatados com sete vitórias.

LUSAIL CITY, QATAR - NOVEMBER 30: Race winner Max Verstappen of the Netherlands and Oracle Red Bull Racing on the podium during the F1 Grand Prix of Qatar at Lusail International Circuit on November 30, 2025 in Lusail City, Qatar. (Photo by Lars Baron/LAT Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202511300675 // Usage for editorial use only //
Foto: Red Bull Content Pool

Portanto, Verstappen não pode se dar ao luxo de ficar fora do pódio em Abu Dhabi. Ele precisa terminar entre os três primeiros e torcer para que Norris não consiga uma boa posição, assegurando assim o seu quinto título na Fórmula 1, todos de forma consecutiva.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.