Max Verstappen afirmou que a queda de rendimento de Oscar Piastri na temporada 2025 da Fórmula 1, tem sido ‘bizarra’, destacando que não encontra explicações claras para a mudança brusca de desempenho do piloto da McLaren.
O australiano chegou a liderar o campeonato após vencer em Zandvoort, em agosto, enquanto seu companheiro de equipe, Lando Norris abandonou aquela corrida com um vazamento de óleo no motor. Desde então, porém, o cenário se inverteu de forma radical. Em seis etapas, a diferença entre os dois saltou de 34 pontos de vantagem que Piastri chegou a ter, para 24 pontos de Norris na liderança do campeonato, uma virada considerável do piloto britânico sobre seu companheiro, que agora ocupa o P2 na classificação.
“Eu não tenho explicação para isso, para ser honesto. Acho muito bizarro”, afirmou Verstappen para a imprensa. “Eu não esperava que fosse acontecer dessa forma, embora, no fim das contas, não seja realmente meu problema”.
Questionado sobre a possibilidade de Piastri simplesmente ter ‘esquecido’ como pilotar no meio da temporada, Verstappen foi direto: “Não, eu não acho isso. Mas sinceramente, eu também não sei como isso é possível”, disse ele.
Apesar da pressão crescente sobre o piloto australiano da McLaren, Verstappen destacou a calma demonstrada por Piastri, e admitiu que ele próprio teria reagido de modo diferente: “Acho que isso tem a ver com a forma como eles operam como equipe. Não é assim que eu funciono. Não há nada de errado com isso, cada um faz do seu jeito. Mas eu provavelmente teria ficado um pouco mais irritado, quando você está tão à frente e de repente fica tão atrás”.

Essa fase complicada de Piastri e a evolução do RB21, recolocaram Verstappen na briga pelo título. Faltando três GPs e uma corrida Sprint, o tetracampeão está 49 pontos atrás de Norris, margem que já foi de 104 após as férias da Fórmula 1.
“Fechar a diferença tão rápido aconteceu porque várias circunstâncias se alinharam. Eles (McLaren) cometeram alguns erros depois das férias, enquanto nós tivemos boas corridas em que tudo funcionou. Aí você consegue recuperar muito rapidamente”, acrescentou.
Mesmo com Norris voltando a vencer no México e no Brasil, frustrando o avanço da Red Bull, Verstappen acredita que a ordem natural se restabeleceu: “Em algum momento, você volta à realidade e sabe que não vai ser assim em todos os lugares, mas pelo menos temos estado no pódio nas últimas corridas, e isso já é muito mais consistente do que era de meados de 2024 a meados de 2025. No fim, ainda é positivo”, completou o piloto holandês.
