Max Verstappen se mostrou completamente a favor da decisão da McLaren, de não impor ordens de equipe a Oscar Piastri na luta pelo título na Fórmula 1 em 2025. Após a desqualificação dupla de Lando Norris e Piastri no GP de Las Vegas, Verstappen se aproximou da disputa e agora está apenas 24 pontos atrás de Norris, em vez dos 42 pontos que o separavam antes da anulação do resultado da McLaren.
Verstappen, que agora divide a mesma quantidade de pontos com Piastri (ambos com 366 pontos), tem aproveitado uma fase excelente, com quatro vitórias, dois segundos lugares e dois terceiros desde as férias da categoria. Já Piastri, que vinha mantendo uma excelente performance, sofreu uma queda de rendimento, permitindo que Verstappen acumulasse pontos importantes nas últimas corridas.
Com a proximidade do GP do Catar neste próximo final de semana, onde Norris pode ser coroado campeão caso supere Piastri e Verstappen por dois pontos, a McLaren decidiu não impor ordens de equipe a Piastri, permitindo que os dois pilotos lutem livremente pelas posições. Piastri, por sua vez, admitiu que houve uma breve conversa interna antes de tomar essa decisão, mas a equipe optou por dar liberdade para que ambos continuassem competindo de maneira justa.
Reagindo a essa decisão, Verstappen deixou claro por que considera a escolha ‘perfeita’. “Isso é perfeito. Você não pode fazer um trabalho melhor do que permitir que eles corram. Por que, de repente, você diria que Oscar não poderia mais disputar contra Norris? Se isso fosse dito para mim, eu não apareceria, eu mandaria eles para o espaço”, afirmou o piloto da Red Bull Racing, expressando sua opinião sobre a importância de permitir que os pilotos possam competir sem restrições.

Para Verstappen, a liberdade de competir é essencial para um verdadeiro vencedor: “Se você é um verdadeiro vencedor e competidor, você vai para a luta, mesmo que esteja atrás. Caso contrário, qual é o sentido de estar ali? Você pode simplesmente se rotular como um piloto número dois, o que acho que o Piastri não quer ser”, acrescentou.
Verstappen continuou, destacando a importância de uma disputa justa até o fim da temporada: “Eu sei que estou empatado com Oscar, e muita coisa ainda precisa dar certo, mas acredito que deve ser assim, eles têm liberdade para correr, e espero que possamos ter uma grande batalha até o final”, finalizou o piloto holandês.
