Max Verstappen está mais perto de conquistar seu quinto título na Fórmula 1, após a desclassificação dos pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, no GP de Las Vegas. Com essa mudança na classificação, o piloto da Red Bull Racing tem agora 24 pontos de desvantagem para Norris, com dois GPs e uma corrida Sprint ainda pela frente, no Catar e Abu Dhabi. No entanto, seu destino não está totalmente em suas mãos.
Se Norris terminar em segundo lugar nas duas últimas corridas e na Sprint, mesmo com Verstappen vencendo todas essas provas, o britânico ainda levaria o título por uma diferença de apenas dois pontos. Contudo, se Norris terminar em terceiro em uma das corridas, Verstappen poderia garantir seu quinto título em Abu Dhabi.
A vantagem de Verstappen é que, caso vença as duas corridas restantes, ele teria o critério de desempate em relação a Norris, caso ambos terminem o campeonato com a mesma pontuação.

Contudo, caso Verstappen pontue dois pontos a menos que Norris no GP do Catar no próximo final de semana, ele estaria matematicamente eliminado da disputa pelo título. A disputa promete ser acirrada até o final, e Verstappen, embora precise de alguns resultados favoráveis e com sorte, ainda mantém boas chances de conquistar o título este ano.
A situação atual lembra algumas das maiores reviravoltas na história da Fórmula 1. Em 2007, Kimi Raikkonen fez uma recuperação histórica, vencendo as últimas duas corridas da temporada e superando Lewis Hamilton e Fernando Alonso. No campeonato de 2010, Sebastian Vettel também deu uma virada impressionante, ultrapassando Fernando Alonso e Mark Webber na última corrida em Abu Dhabi para conquistar o título. Agora, Verstappen busca uma virada que seria histórica em sua carreira.
